20.6.2023 –
Eis uma história “simples” que nasceu de uma ideia “simples” e contribuiu para alegrar a “simplicidade” e pacatez do Bairro Norte da Praia de Mira.
Qualquer um dos dois é sobejamente conhecido na região. Mário Saborano e Vera Gabriel aceitaram o desafio de uma amiga em comum, Elsa Milheirão e transformaram uma simples cabine de eletricidade no meio de uma praça, num verdadeiro mural alusivo à terra que os acolhe desde sempre.
Tanto um como outro comungam da mesma ideia de que a arte e os artistas de terras pequenas, que se situam longe dos grandes centros, acabam por “ser esquecidos” por quem poderia servir de rampa de lançamento para carreiras artísticas mais reconhecidas, para além do pequeno círculo de amigos e amigos dos amigos, que vão preenchendo as paredes de suas casas, com quadros que têm estilo e qualidade suficientes para alçar, quem sabe, outros voos…
Assim sendo, estas duas personagens trataram de pegar a ideia da amiga e, em conversações com a Câmara Municipal e com a Junta de Freguesia, e acabaram por conseguir que fosse fornecido o material necessário para a realização dos trabalhos – que fizeram gratuitamente, diga-se de passagem – e colocaram mãos à obra!
Em pouquíssimo dias, todos os que passam pela região, depararam-se com trabalhos que, para além de darem um ar diferente ao local, dão conta de uma pequena parcela do que a Gândara tem a oferecer de belo aos passantes e deixaram para a posteridade, o amor à uma terra de pescadores que sentem-na como muito poucas terras são sentidas.
A adversidade da pandemia, na altura, não foi impeditiva de que o projeto tomasse forma e se tornasse uma realidade. Talvez por isso, Vera Gabriel, afirmou que “nem nas adversidades um artista desiste… ele se reiventa em nome do amor à arte e à linguagem que ela expressa universalmente…”
Jornal Mira Online