Marinha coordenou resgate de mulher com sintomas de AVC a 200 milhas náuticas de Lisboa

13.8.2024 –

Através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, a Marinha portuguesa coordenou, durante a tarde deste 13 de agosto, uma operação de busca e salvamento de uma mulher, de 71 anos, que se encontrava a bordo de um Cruzeiro, a navegar a cerca de 371 quilómetros, a sudoeste de Lisboa.

O pedido de auxílio, efetuado pelo navio, chegou com a informação que a passageira demonstrava indícios de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De imediato, foi contactado o CODUMAR que determinou como resgate urgente. Assim, em coordenação com a Força Aérea Portuguesa que, para o efeito, empenhou o helicóptero EH-101 da esquadra 751, foi realizado o resgate.

O helicóptero aterrou por volta das 16h00, no Aeroporto de Figo Maduro e a passageira foi transportada para uma unidade hospitalar.

A Marinha, através do seu site, informa que através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, “garante uma resposta contínua nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer.​”

Imagem: Marinha portuguesa