20.6.2023 –
A PSP apresentou uma queixa ao Ministério Público contra os autores dos alegados comentários racistas.
Marcelo Rebelo de Sousa expressou, esta terça-feira, solidariedade com o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública na sequência de um anúncio de um concurso para oficiais da PSP que suscitou comentários racistas.
“O Presidente da República falou com o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), exprimindo toda a solidariedade em relação ao anúncio de um concurso para oficiais da PSP, bem com a atuação desta Instituição neste contexto”, pode ler-se no site oficial da Presidência da República.
Em causa estão alegados comentários racistas numa publicação que anuncia um processo de recrutamento da PSP, divulgado nas redes sociais.
👮♂️40º Curso de Formação de Oficiais da Polícia👮♂️
🚨Está aberto o concurso para formação de Oficiais da Polícia.
Queres tornar-te Oficial da Polícia? Esta é a oportunidade pela qual esperavas.
Concorre e faz a diferença 👉 https://t.co/QWMebsDemt pic.twitter.com/C9XXKjrJvK
— PSP – Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) June 16, 2023
O Diretor Nacional da PSP apresentou, na segunda-feira, uma queixa ao Ministério Público e à Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial contra os autores dos alegados comentários racistas.
A PSP classifica estes comentários como “tristes factos” e repudia “qualquer forma de discriminação, independentemente da sua natureza, nomeadamente racista”.
Post em rede social da #PSP – comentários de teor racista pic.twitter.com/D6r6ES9qBu
— PSP – Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) June 19, 2023
Carolina Quaresma/TSF