A CGD é peça essencial no actual momento difícil que atravessa o sistema bancário, diz Chefe de Estado.
O Governo pode contar com o apoio do Presidente da República para manter a Caixa Geral de Depósitos (CGD) como peça fundamental do sistema financeiro e no controlo público, disse Marcelo Rebelo de Sousa. As declarações foram proferidas no dia em que se assinalam os 140 anos da instituição.
O Chefe de Estado salientou ainda que a CGD é peça essencial no actual momento difícil que atravessa o sistema bancário.
“Neste domingo a minha presença aqui, a presença do Presidente da República, quer dizer gratidão por 140 anos de história, esperança em relação a outros 140 – senão mais – de futuro e sobretudo o apoio ao Governo na tarefa de defender a Caixa tal como ela é, uma instituição nuclear e uma instituição de controlo público do sistema financeiro português”, disse.
Já sobre o mecanismo bancário defendido por António Costa, na entrevista à TSF e DN, diz que esse veículo já foi testado em outros países e é “uma prova na confiança” do sistema financeiro e “uma ajuda adicional para fortalecer um sistema financeiro” como o português.
Marcelo classificou ainda a presença do presidente do Banco Central Europeu no Conselho de Estado como “um sucesso” e “muito enriquecedora”, defendendo o hábito “à ideia de que a Europa não é uma realidade longínqua”.
Fonte: rr.sapo.pt