Nascido nos Carapelhos, a 12 de Novembro de 1946, Manuel Augusto de Miranda Francisco ou, como é conhecido por todos, Manuel Miranda, é uma figura ímpar de Mira.
Este professor de Filosofia aposentado tem um passado do qual diz-se “orgulhoso” e, com o sorriso que é uma marca registada, passeia pelos caminhos do Concelho distribuindo boa disposição e simpatia, o que só ajuda a aumentar o bom nome que vem cultivando ao longo da vida.
Mas, quem é Manuel Miranda?
Tendo feito a sua escola primária na Sanguinheira (Tocha), Manuel Miranda frequentou o seminário em Buarcos e na Figueira da Foz, completando esta etapa da vida em Coimbra. Foi ali que, aquele aluno aplicado, aprendeu a gostar da Filosofia…
De seguida, esteve na Escola Prática de Infantaria, em Mafra, onde frequentou o Curso Oficial de Milicianos e em Lisboa, onde concluiu a preparação. Foi, também, aspirante e deu formação de secretariado, na tropa, antes de rumar a Angola, onde esteve no Quartel General, em Luanda, a atuar na fiscalização e na contabilidade.
Naquele tempo, economizou quase todo o dinheiro que recebia para poder auto-financiar o seu curso superior. Assim, foi estudar Filosofia na Universidade Pontifícia de Salamanca, tendo tido excelente aproveitamento, sem nunca sequer, ter repetido algum exame!
Finda a faculdade, voltou a Portugal onde começou logo a trabalhar no ensino. Porém, neste país já nada era como dantes: Como chegou logo após a Revolução dos Cravos, sentiu “um Portugal transformado para melhor”, já que no seminário “até a consciência queriam controlar”!
Manuel Miranda deu aulas em Águeda, Ponta Delgada (para progredir na carreira), Aveiro e Seia, para além de Mira. No seu curriculum consta que foi professor, orientador de estágio e que pertenceu a diversos conselhos diretivos. Fez um curso de administração escolar, em Coimbra, e também foi o primeiro Diretor do Centro de Formação de Professores do Concelho de Mira. Centro este, que “foi criado de raiz” por ele …
Estando reformado desde Dezembro de 2006, Manuel Miranda, utiliza o seu tempo nas coisas de que mais gosta. Entre elas, a pesquisa histórica que faz com afinco, cujos trabalhos são editados em livros que falam, sobremaneira, do Concelho de Mira.
Manuel Miranda já esteve ligado à Política, mas como “não tem estômago para estas coisas” resolveu deixar a atividade partidária definitivamente “arrumada“. Prefere “nadar em águas mais calmas” a fazer os seus trabalhos de pesquisa que tanto tempo lhe consomem!
Este é um retrato de um percurso de vida. A imagem fiel de uma caminhada de 68 anos de alguém que “se fez homem” pela força do seu trabalho, pela sua persistência e pelo seu querer…
Com marcante tenacidade e sobriedade na fala e nos actos, Manuel Miranda tem sido exemplo de vida para muitos que com ele partilharam momentos ou que, aprendendo nas suas aulas, foram influenciados pela sua forma de estar.
Foi por isso que o Jornal Mira Online o convidou, para transmitir um pouco da história do seu percurso de vida. São pessoas como ele que engrandecem um pouco mais o Concelho de Mira. Com o seu interesse sempre marcante, estuda imenso tudo o que lhe cai nas mãos para que a sua pesquisa consiga encaixar mais algumas peças no imenso “puzzle” que é a história de Portugal e, mais aprofundadamente, a da região gandaresa.
Manuel Miranda não perde de vista a sua terra querida, e merece dela, todo o respeito que lhe é devido por tanto esforço que tem despendido para “levar longe, ainda mais” o nome de Mira…