A chuva ao fim da tarde não diminuiu o entusiasmo dos presentes e não impediu que milhares de visitantes acorressem ao primeiro dia da edição 2019 da Expofacic que se cumpriu no dia de ontem, feriado municipal de Cantanhede…
Depois de uma concorrida inauguração que contou com a presença de muitas personalidades de todos os quadrantes da sociedade cantanhedense e também dos discursos inaugurais de Luís Roque (Associação Empresarial de Cantanhede), Pedro Machado (CIM – Coimbra), João Moura (Assembleia Municipal), Helena Teodósio (Presidente da CMC) e de Miguel Freitas (Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Regional) que representou o Governo na abertura oficial do certame, a comitiva oficial deu uma volta por todo o recinto da Expofacic, para tomar pulso ao que esta oferecerá a quem a visitar, ao longo de 11 dias.
Quanto às atrações do primeiro dia, as ofertas empresarial e cultural corresponderam às expectativas, prometendo uma 29.ª edição de grande fôlego, com momentos inesquecíveis.
O Espaço Gaming, Exposição da Força Aérea Portuguesa e Área Agrícola, por exemplo, foram muito procuradas no primeiro dia da Expofacic que tem (muito) mais que se visite e que se prove, com as tradicionais tasquinhas, provas de vinhos espumantes e cerveja artesanal na ementa.
No palco Expofacic, o estado de alma de Fernando Daniel e David Carreira refletiram após o final dos respectivos espetáculos o ambiente especial que se vive na área a que muitos chamam “o Palco 1” do Certame de Cantanhede.
Fernando Daniel abriu a noite “com um público fantástico que esteve ao rubro” e que resolveu o frio inicial do vencedor da 4.ª edição do talent show The Voice Portugal. Após o desempenho com balanço francamente positivo, Fernando Daniel não poupou nas palavras, garantindo que disse adeus à Expofacic de “coração cheio”.
Depois, David Carreira aproveitou o palco que considera “brutal para qualquer artista” para uma demonstração da excelente forma que atravessa, com um naipe de bailarinas e de músicos impactantes.
Os contributos de Sara Carreira e de Nuno Ribeiro foram muito apreciados por um público que não deu tréguas a David Carreira ao cantar e dançar a tempo inteiro. A “sensação ótima” ficou registada na memória do jovem cantor que interpretou, entre outros, o single Minha Cama que atingiu o número recorde de 700 mil streams em um mês, tornando-se o artista português mais ouvido do Spotify.
As imagens que se seguem foram gentilmente cedidas por Duarte Henriques, a quem o Jornal Mira Online agradece a disponibilidade:
Jornal Mira Online / N.I.