Decorreu na noite de 4 de Dezembro mais uma sessão das “4ªfeiras Clássicas” no auditório do Centro Paroquial de Cantanhede, em modo de cine-concertos, com artistas da região a apresentarem ao vivo bandas sonoras originais de sua autoria para filme mudos que já se encontram em domínio público.
O filme mudo “O Sheik” de George Melford foi acompanhado por uma banda sonora criada e interpretada pelo projeto Noise Sound de autoria de Thomas Fresco. Já o filme “Voyage à travers l´impossible” de Georges Méliès foi musicado pelo trio composto por Rui Ferreira, Luís de Jesus e Ricardo Agostinho. Também o filme “Alice no País das Maravilhas” de Cecil Hepworth e Percy Stow foi acompanhado pelo som desenvolvido por Gabriel Salvador e Pedro Ribeiro.
A sessão teve como anfitrião Vasco Espinhal Otero e os filmes foram apresentados por Carlos Martins e João Gavião, perante a assistência presente.
A sessão foi gravada em áudio por Francisco Faria, mas também em vídeo por Luís Cutelo e António Oliveira da Associação FotografArte. Entretanto será disponibilizada, com acesso livre na internet, na página de youtube das “4ªfeiras clássicas”, montagens audiovisuais que juntam estes registos às imagens dos próprios filmes.
As “4feiras clássicas” em Cantanhede ocorrem em todas as primeiras quartas-feiras de cada mês no auditório do Centro Paroquial S. Pedro, em Cantanhede, com início pontual às 21h. A entrada é gratuita, sendo aceites donativos para o Jornal Boa Nova. Os filmes são geralmente apresentados por cinéfilos da comunidade local.
Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 expansões das “4ªfeiras Clássicas” em Anadia, Mealhada, Águeda e brevemente ainda em mais concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural do Cineclub Bairrada.
Esta iniciativa é organizada pelo Cineclub Bairrada, Associação FotografArte, Coletivo Artístico Efervescente e Paróquia de Cantanhede, contando com o apoio de Junta de Freguesia da União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Município de Cantanhede, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, do Cinemusicorium e da Rádio Universidade de Coimbra.