O IPMA colocou várias dezenas de concelhos em seis distritos diferentes, do interior Norte e Centro e da região do Alentejo e Algarve, em risco muito elevado e elevado de incêndio.
Mais de trinta concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam este sábado um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a informação publicada no site do IPMA, estão sob este alerta, no distrito de Bragança, os concelhos de Vimioso, Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada-à-Cinta, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Bragança e Alfândega da Fé, e no distrito da Guarda, está o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Estão igualmente sob risco máximo de incêndio os concelhos de Fundão, Proença-a-Nova, Vila Velha de Rodão e Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, e Portalegre, Nisa, Castelo de Vide, Marvão e Gavião, no distrito de Portalegre.
O IPMA colocou também várias dezenas concelhos do interior Norte e Centro e da região do Alentejo e Algarve em risco muito elevado e elevado de incêndio.
O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.
Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado até final da manhã, com chuva fraca no litoral Norte e Centro, com o vento a soprar por vezes forte nas terras altas e na faixa costeira da região Sul.
As temperaturas máximas vão variar entre os 21º em Braga e os 31º em Faro.
Lusa