Com a participação de mais de 350 atletas, decorreu no passado domingo, dia 8 de março, o 5º BTT Rota de S. Tiago, na Pocariça. O tempo ajudou e foi um autêntico dia primaveril que se fez sentir antes, durante e depois da prova, agradando quer a participantes, quer ao numeroso público presente.
Com o tónico extra de ser a 1.ª prova da Taça Regional XCM do Centro e com a organização da ACDRPA – Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Pocariça e Arrôtas, a prova era composta por dois percursos: um de 70Km (Maratona) e outro de 45Km (Meia-Maratona), com desnível moderado e de dificuldade técnica média, tornando-se assim um percurso bastante rápido e excelente para iniciar a época oficial dos atletas federados.
Num fantástico dia de sol e temperaturas muito aceitáveis para a época, os trilhos e caminhos estavam excelentes para a prática do BTT, sendo um importante aliado para os atletas, que demonstraram enorme brio, desportivismo e espírito de compromisso, completando, na sua maioria, os respetivos percursos.
A prova teve o tiro de partida junto às Piscinas Municipais da cidade de Cantanhede e terminou no centro da localidade da Pocariça. No final, os atletas que ficaram para almoçar ainda puderam disfrutar do típico Leitão à Bairrada, almoço que foi servido na sede da Associação Musical da Pocariça.
A prova da Maratona masculina foi a mais competitiva. Jorge Manuel Matos Santos, da equipa AVANÇA/LABIALDFARMA, com o tempo de 2:27 horas, garantiu a vitória após aceso despique com o vencedor da edição anterior, Carlos Daniel Miranda Ramos, que competiu enquanto individual. O terceiro mais rápido foi Tiago Pandeirada Neves da equipa TREPANELAS/ÓPTICAGEMEOS
No que diz respeito à categoria de Meia-Maratona masculina a vitória sorriu a Rui Santos da US11, com o tempo 1h36, que se superiorizou em cerca de três minutos a Dário Marques Pereira, da equipa Casa do Povo da Abrunheira, que ficou em segundo lugar e do júnior Leonardo Simões Rodrigues da equipa CLUBE BTT DE ÁGUEDA/BLACKJACK em terceiro.
A prova da Meia Maratona feminina foi ganha pela atual campeã da Taça Nacional de XCM, Tânia Neves da equipa CLUBE BTT DE ÁGUEDA/BLACKJACK, com o tempo de 1:49 horas que dominou toda a prova, deixando a 8 minutos a segunda classifica, Bianca Trabulo de Oliveira, que competiu enquanto individual e Lúcia Silva da equipa Pedalar no Clube/Infinity que terminou em terceiro.
Para além de agradecer à população da Pocariça, pela compreensão que tiveram perante os transtornos causados, também não podíamos deixar de apresentar uma palavra de apreço, estima e agradecimento para os cem voluntários, entre amigos e residentes, que estiveram à altura da responsabilidade, revelando-se um auxílio precioso para o sucesso de um evento desta envergadura. Para eles a ACDRPA – Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Pocariça e Arrôtas envia um “enorme agradecimento”. Sem eles não conseguiriamos efetuar esta iniciativa.
A prova teve o apoio de diversos patrocinadores e entidades com especial destaque para a Câmara Municipal de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Associação Musical da Pocariça.
ACDRPA – Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Pocariça e Arrôtas