Mais de 830 operacionais combatiam, pelas 12 horas deste domingo, seis incêndios na zona Norte e Centro do país, qualificados como ocorrências importantes pela Proteção Civil.
Segundo o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o incêndio que mobilizava mais meios – 245 operacionais, 64 viaturas e três helicópteros – lavrava em duas frentes no concelho de Lousã, distrito de Coimbra.
No concelho de Seia, distrito da Guarda, 224 bombeiros, apoiados por 69 viaturas e um meio aéreo combatiam o fogo, também em duas frentes.
O terceiro incêndio a mobilizar mais meios, ao meio dia, lavrava em duas frentes, no concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo. As chamas, combatidas por 169 homens, 54 viaturas e dois helicópteros, levaram ao corte da Estrada Municipal de Longos Vales para Merufe.
O incêndio que deflagrou sábado à noite, no concelho de Cinfães, Viseu, mobilizava 97 operacionais e 25 viaturas e um meio aéreo no combate a duas frentes.
Também considerados “ocorrências importantes”, um incêndio em Vale de Cambra (Aveiro) era combatido por 65 operacionais, 18 meios terrestres e um aéreo, e outro no concelho de Vieira do Minho (Braga) mobilizava 36 operacionais e 16 viaturas.
Ao todo, em Portugal continental, havia, àquela hora, 19 incêndios em curso, a serem combatidos por 1187 homens, 340 meios terrestres e 12 meios aéreos.
Fonte: JN
Foto: Rui Oliveira/Global Imagens