24.05.2025 –
Entre os dias 16 e 22 de maio, em todo o território nacional
Segundo dados operacionais provisórios divulgados pela própria força de segurança, foram detidas 427 pessoas em flagrante delito, sendo a maioria dos casos relacionada com infrações rodoviárias e criminalidade comum. Do total de detenções, 172 deveram-se à condução sob o efeito do álcool e 98 à condução sem habilitação legal.
Destacam-se ainda 28 detenções por tráfico de estupefacientes, 16 por posse ilegal de armas ou arma proibida, 13 por furto ou roubo, e 11 por violência doméstica.
Drogas e armamento apreendidos
Durante as ações, a GNR apreendeu significativas quantidades de droga, incluindo:
-
6 055 doses de haxixe
-
3 783 doses de liamba
-
3 017 doses de cocaína
-
256 pés de canábis
-
244 comprimidos e 57 doses de MDMA
-
19 doses de LSD
Foram igualmente apreendidas 45 armas brancas ou proibidas, 26 armas de fogo e 905 munições de diversos calibres, além de seis veículos e mais de 1 600 euros em numerário.
Mais de oito mil infrações rodoviárias
No domínio do trânsito, a GNR fiscalizou milhares de condutores, tendo detetado 8 193 infrações. As mais comuns foram:
-
1 126 por falta de inspeção periódica obrigatória
-
1 033 por excesso de velocidade
-
458 por uso indevido do telemóvel durante a condução
-
347 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao legal
-
318 por falta de seguro de responsabilidade civil
-
288 por falta ou uso incorreto do cinto de segurança ou sistemas de retenção para crianças
Fonte: GNR