Mais de 300 bombeiros combatem incêndios em Portugal

Há nesta altura quatro incêndios preocupantes em Portugal. Mais de 200 operacionais combatem as chamas, que avançam em três zonas do país. A situação mais difícil vive-se em Monção, no distrito de Viana do Castelo, onde estão mais de 100 operacionais e três meios aéreos. O fogo levou mesmo ao corte da Estrada Municipal de Longos Vales para Merufe.

Em Cinfães, no distrito de Viseu, e em Vieira do Minho, no distrito de Braga, o incêndio começou de madrugada e 76 bombeiros ainda combatem as chamas.

Está ainda ativo mais um incêndio, incluído na categoria de “ocorrências importantes” com duração superior a três horas e 15 meios de proteção e socorro, como refere a página da Internet da Proteção Civil.

Este fogo, que deflagrou na tarde de sábado, no concelho de Vieira do Minho, no distrito de Braga, concentra 39 operacionais e 15 viaturas.

Também em Seia, no distrito da Guarda, mais de 90 bombeiros combatem as chamas, ajudados por 27 meios terrestres.

Mais de 80 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 80 concelhos de 15 distritos de Portugal continental apresentam este domingo risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação do IPMA, estão sob este alerta mais de 80 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Bragança, Braga Vila Real e Viana do Castelo.

O IPMA colocou ainda em risco `muito elevado` e `elevado` de incêndio vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental.

RTP / Lusa