A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu no dia 8 de Janeiro, na Gafanha da Nazaré 107,5 quilos de pescado fresco “por fuga à lota e por falta de medidas regulamentares”, no valor estimado de 1265 euros.
Em Comunicado de Imprensa enviado ao Jornal Mira Online, a GNR informa que “no âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a descarga e o transporte de pescado fresco, foi detetado um homem de 34 anos na posse de pescada branca (merluccius merluccius), lula vulgar (loligo vulgaris) e raia curva (raja undulata) sem qualquer documentação de registo que comprovasse a sua passagem em lota. Após a verificação, os militares confirmaram ainda a presença de pescado sem as medidas regulamentares, nomeadamente as espécies lula vulgar e pescada branca”.
Desta forma, “foi elaborado o respetivo auto de notícia por contraordenação por posse e transporte de pescado sem as medidas regulamentares e por fuga à lota, cujas coimas podem ascender aos 3 740 e os 37 500 euros respetivamente”, finaliza o Comunicado.