Governo explica que os funcionários que não recebam os aumentos este mês vão receber mais tarde, estando assegurado o pagamento de retroativos.
Os salários da Função Pública vão começar a ser pagos esta sexta-feira, mas nem todos vão receber as valorizações remuneratórias em virtude da progressão na carreira. O Governo explica que os funcionários que não recebam os aumentos este mês vão receber mais tarde, estando assegurado o pagamento de retroativos, avança o”Jornal de Negócios”.
Questionado pelo jornal, o Ministério das Finanças indica que “os serviços têm realidades muito diversas em termos de números de efetivos, procedimentos e sistemas de processamento salarial, o que pode originar, na administração pública, momentos distintos do primeiro processamento que incorpore as valorizações remuneratórias, inclusive pela necessidade de ajustamento dos sistemas informáticos de processamento salarial”.
Ao que o diário de economia conseguiu apurar, o Governo não tem nenhuma base de dados centralizada sobre os salários dos funcionários públicos que não existe nas Finanças e na maior parte dos ministérios. Há ainda a questão de que os salários dos trabalhadores só começaram a ser processados na primeira semana do mês.
O Governo indica que cerca de 400 mil os funcionários públicos vão ter direito a uma reposição gradual das progressões: 25% da revalorização salarial entre Janeiro e Agosto, passando a 50% entre setembro e Dezembro.
económico