Vacinação dos portugueses com entre 18 e 29 anos arrancou este domingo.
O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para maiores de 27 anos já está disponível no portal da Direção-Geral da Saúde, a que pode aceder aqui. Ao início da tarde, fonte da task force de vacinação já tinha confirmado à TSF que o autoagendamento arrancaria em breve.
Segundo o último relatório da vacinação da DGS, 5.335.683 pessoas já receberam pelo menos uma dose e 3.295.132 têm a vacinação completa (32% da população).
O líder da task force, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, afirmou esta segunda-feira que a possibilidade de longas filas nos centros de vacinação era expectável devido ao aumento do ritmo do processo, mas reconheceu que é um problema e terá de ser resolvido.
Na primeira segunda-feira desde que arrancou a vacinação sem marcação de pessoas com 45 ou mais anos, o dia no centro de vacinação do concelho de Oeiras, no Pavilhão Carlos Queiroz em Carnaxide, começou com uma fila de milhares de pessoas que contornava todo o complexo desportivo.
“Já era expectável que isto acontecesse esta semana, face ao número de vacinas que vamos dar, mas é indesejável que as pessoas estejam tanto tempo na fila e vamos tentar melhor o processo”, disse à Lusa o coordenador da task force.