MAIOR COLUNA DE AÇO INOXIDÁVEL FEITA EM PORTUGAL A CAMINHO DO MAR

A coluna de aço apontada como a maior alguma vez fabricada em Portugal sai, esta sexta-feira, de Vale de Cambra, para ser transportada por terra até Cádis, em Espanha, destinada à extração de petróleo no mar. Tem 56,7 metros de comprimento, 1,70 de diâmetro e pesa 60 toneladas. A viagem será feita por terra a uma velocidade máxima de 60 quilómetros por hora, primeiro entre Vale de Cambra e o nó da A1 nos Carvalhos, e daí até ao Algarve. “Todo o trajeto vai ser acompanhado por mais de 20 pessoas, entre batedores da Brigada de Trânsito da GNR, técnicos de uma transportadora especial, polícias portugueses e também espanhóis”, adianta a fonte da Arsopi.

Pela sua dimensão excecional, nas estradas nacionais a movimentação da peça só é autorizada durante a noite; já em Espanha, só a permitem em horário diurno e nos dias úteis. “Por isso é que a coluna sai de Vale de Cambra hoje à noite, para chegar à fronteira com Espanha na segunda-feira de manhã e, a partir daí, seguir todo o dia em direção a Cádis”, explica o entrevistado da metalúrgica. O termo técnico da estrutura é “open drain caisson” e, na prática, consiste num tubo de aço inoxidável superduplex que, com 56,7 metros de comprimento e 1,70 de diâmetro, será unido a outra coluna e depois instalado verticalmente no mar, numa plataforma off-shore em construção pela Dragados. Ambas as colunas foram fabricadas na Arsopi, em Vale de Cambra, onde fonte dessa metalúrgica declarou à Lusa: “A peça que vai hoje para Espanha é o maior equipamento que alguma vez saiu da fábrica, tenho quase a certeza de que mais nenhuma empresa em Portugal faz colunas destas e, mesmo no mundo inteiro, só haverá uma meia dúzia a produzir material assim”.

Uma vez chegada à plataforma da Dragados, a estrutura de 56,7 metros será sujeita a uma pintura anticorrosão e unir-se-á depois a outra coluna de 37 metros que a Arsopi já enviou para o local. “No alinhamento das duas, o desvio não pode ultrapassar nunca os 12 milímetros”, realça a mesma fonte. A extensão total desse “open drain caisson” será assim de quase 94 metros, dos quais três quartos estarão submersos. “Depois, a função da coluna é separar o petróleo que vem misturado na água”, não diretamente a partir do leito do mar, mas sim dos volumes já acumulados nos tanques da plataforma.

Fonte: Jn