Cinco dias depois, a mãe que fugiu do Hospital de Faro com o filho recém-nascido regressou a esta unidade de saúde com o bebé, esta quinta-feira pelas 22:30 horas. Segundo fonte da PSP de Faro o bebé “está bem”, no entanto, “o peso está um pouco mais baixo do que o normal e apresenta sinais de icterícia”.
Ainda de acordo com a PSP, a mãe regressou ao Hospital de Faro esta noite, entrou pela sala de visitas e ainda tentou deixar a criança com o pessoal médico que ali se encontrava de serviço. Depois de alguma insistência, acabou por aceitar ser observada.
“A criança está bem e estava bem cuidada. A mãe, emocionalmente, estava muito arrependida, mas a criança está bem e a mãe regressou ao hospital que é o mais importante”, disse, entretanto, aos jornalistas a médica Maria Alfaro.
O caso foi agora entregue à Policia Judiciária, avançou fonte da PSP.
Segundo o gabinete das relações públicas do Centro Hospitalar do Algarve, a mulher fugiu com o filho no sábado, dia 25, pelas 8h, cerca de duas horas depois do parto. Estavam ambos internados na unidade de medicina intensiva neonatal e pediátrica, quando saíram do hospital sem conhecimento da equipa médica. E foi para lá que agora voltaram.
Desde então, a mulher e criança eram procuradas pela PSP. Já esta quinta-feira à tarde, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) anunciaram a abertura de um inquérito.
Fonte: sapo.pt/expresso