Lula chega a Lisboa com agenda intensa

21.4.2023 –

O Presidente do Brasil ficará em Portugal até ao dia 25 seguindo, depois, para Madrid.

Com um número expressivo” de Ministros, pelo menos oito estarão em Lisboa, Lula da Silva irá assinar dez acordos com o Governo de Portugal e participará da cimeira luso-brasileira.

Ainda por faltar a restante agenda, sabe-se que a visita oficial começaraá amanhã, sábado, com cerimónia de boas vindas com honras militares na Praça do Império, em Lisboa, seguida de uma outra breve cerimónia no interior do Mosteiro dos Jerónimos, com deposição de coroa de flores no túmulo de Luís de Camões.

De seguida, Lula da Silva reúne-se com Marcelo Rebelo de Sousa e almoça com António Costa.
Durante a tarde  acontecerá a 13.ª cimeira luso-brasileira, no Centro Cultural de Belém e a meio da tarde serão assinados pelo menos oito dos 10 protocolos entre os dois países.
Na segunda-feira, o Presidente brasileiro segue para Matosinhos (Distrito do Porto) me participa no Fórum Empresarial Portugal-Brasil, que contará com a presença de cerca de 150 empresários dos dois países. Mobilidade, tecnologia, inovação e saúde, serão as áreas em destaque no evento.
Ao fim da tarde acontecerá outro ponto alto da viagem do presidente do Brail: no Palácio Queluz, entregará o Prémio Camões, de 2019, ao cantor e escritor brasileiro Chico Buarque.
No dia 25 de Abril – Dia da Liberdade – acontecerá  uma “sessão solene em homenagem ao presidente Lula, que antecede as celebrações do 25 de Abril”, na qual o presidente brasileiro fará um discurso. Não tendo sido convidado para a sessão solene no Parlamento – uma situação que gerou muita controvérsia anteriormente já que primeiramente o Governo chegou a falar em um convite tendo, a direita, rechaçado de pronto, a ideia, Lula da Silva seguirá, então, para Madrid, onde se reunirá com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, o Rei Filipe VI de Espanha e ainda um fórum empresarial. 

Jornal MIra Online/RTP