28.8.2024 –
O primeiro-ministro português anunciou esta manhã a sua escolha para o novo colégio de comissários de Ursula von der Leyen.
Luís Montenegro anunciou esta quarta-feira que propôs o nome de Maria Luís Albuquerque como representante de Portugal no colégio de comissários de Ursula von der Leyen.
“É uma personalidade de reconhecido mérito profissional, político e cívico”, disse o primeiro-ministro. “Sei que vai honrar Portugal”, acrescentou.
Luís Montenegro apresentou a escolha do Governo, numa declaração a partir de São Bento aberta à imprensa, mas sem direito a perguntas.
Luís Montenegro recordou os cargos de Maria Luís Albuquerque como docente universitária, secretária de Estado e ministra de Estado e das Finanças, e destacou o “mérito académico, profissional, político e cívico” da antiga governante.
Maria Luís Albuquerque foi secretária de Estado do Tesouro (entre junho de 2011 e junho de 2013). Em julho de 2013 é indigitada ministra de Estado e das Finanças, funções nas quais foi reconduzida no segundo Governo de Pedro Passos Coelho e que ocupou até outubro de 2015.
O nome seguiu para Bruxelas, mas terá ainda de ser validado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Resta também saber que pasta será atribuída à futura comissária europeia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já “felicitou pessoalmente” Maria Luís Albuquerque “pela sua designação pelo Governo português como candidata a Membro da Comissão Europeia para o mandato 2024-2029”.
A informação foi divulgada numa nota no site da Presidência da República, pouco depois de Luís Montenegro ter anunciado a nomeação.
Euronews
Imagem licencável: Wikimedia