Neste fim de semana todos os caminhos levarão ao trilhos de Mira: o 11º Raid BTT Lagoas de Mira será – novamente – atração, perícia e adrenalina!
O Jornal Mira Online esteve a conversa com o Presidente da ACCM, Luís Monteiro, que traçou um breve perfil daquilo que espera competidores e visitantes, tanto durante o prólogo, que acontecerá no sábado na Praia de Mira, como na prova em si, que terá início pelas primeiras horas da manhã de domingo, no centro da vila de Mira.
“São cerca de 400 os inscritos para o prólogo e 1000 competidores que estarão presentes no domingo, o que nos enche de orgulho e aumenta ainda mais as nossas responsabilidades”, diz este empresário da área automóvel que tem, para além da paixão nas competições de quatro rodas, um enorme amor pelas pedaladas.
“Este evento tem crescido de ano para ano. Na realidade, durante o percurso, as pessoas não notarão grandes diferenças, mas as pequenas, aquelas que existem para melhorar tanto a segurança dos corredores como a qualidade da prova, estas lá estarão. É por isso que reafirmo que temos a expectativa de que o 11º Raid seja o melhor que já fizemos. Esta é a nossa ambição!”
A engrenagem já está bastante oleada, uma vez que as cerca de 30 pessoas que compõem o staff da prova sabem bem o papel de cada um. Os anos de experiência e a repetitividade que cada um desempenha são o garante de que a prova tem tudo para voltar a ser um êxito, trazendo nomes sonantes que ajudam a embelezar ainda mais a prova: Hugo Sancho, Marco Chagas, Gonçalo Amado ou Ana Antunes são alguns daqueles que irão passear a classe sobre as bicicletas durante o percurso…
Luís Monteiro convida “a todos os amantes do desporto e da natureza que venham a Mira. Para além de um evento desportivo excepcional, todos poderão desfrutar de lugares de beleza ímpar”.
Mais, ele afirma peremptoriamente que “as pessoas têm voltado, ano após ano, não somente pela beleza do circuito ou pela organização que tudo faz para que as coisas andem… sobre rodas! Elas voltam, também, para manter-se em forma, competirem e, sobretudo, pela enorme camaradagem existente entre todos, do princípio ao fim!”.
Mas, Luís Monteiro sabe bem que, para além de toda uma equipa preparada para dar o seu melhor, existem outras entidades que não podem nem devem ser esquecidas: “Agradecer o apoio da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia de Mira e da Praia de Mira, dos Bombeiros, da Proteção Civil é, antes de tudo, uma obrigação da nossa parte. Sem estas entidades seríamos apenas uns bons rapazes que, com muita vontade, fariam uma prova. Mas, são eles todos que criam-nos condições para que possamos ter mais um Raid BTT pleno de êxito. A todos, sem exceção, o nosso muito obrigado!”
Feito o convite, resta esperar pelo prólogo e pela prova completa, para que se possa dar nota alta mais uma vez para esta prova de excelente organização dos mirenses.
Na Gândara sempre houve a humildade dos que sabiam que havia obstáculos a transpor e a força para enfrentar os problemas e atuar. Assim é esta gente do pequeno lugar do Cabeço de Mira… gente sempre pronta a arregaçar as mangas e ir à luta para, no fim, sentir o orgulho do trabalho bem feito!
Jornal Mira Online