Luís Monteiro: “Muito orgulho na nossa participação no TT de Fronteira!”

14.12.2024 –

As 24 horas TT Vila de Fronteira contaram com a participação da Mira TT Team/Clube Domus Nostra, como é habitual. Os resultados? Bem podem ser classificados como muito bons…

Silvério e Luís Monteiro (pai e filho), Alírio Caiado João Costa pilotaram com o apoio do experiente co-piloto João Filipe e deram muito boa conta de si durante uma prova “mítica” que o entrevistado Luís Monteiro não consegue descrever em palavras simples e curtas. “Fronteira é especial. Tem um público diferente e um ambiente que contribui para que esta prova seja completamente diferente de qualquer outra competição”, diz o experiente piloto que já esteve em muitas provas, em diferentes tipos de competição e que já alcançou conquistas mais que suficientes para saber do que fala.
A viatura da Mira TT Team/Clube Domus Nostra completou 74 voltas no traçado, tendo conseguido conquistar aquilo que a equipa mais ambicionava: terminar a prova! Foram 410 quilómetros cumpridos por cada piloto na 6ª participação no evento, conseguindo o 36º lugar na geral e o 12º lugar na Classe Promo C, onde participou pela primeira vez. Mas, ficou a certeza de que  “caso a caixa de velocidades que foi construída de raiz não tivesse partido, o lugar no pódio era possível de ser alcançado na nossa classe visto que, ao ocorrer, estávamos em 3º lugar”. Durante 2 horas e 30 minutos – tempo que durou a troca da caixa de velocidades – a esperança na conquista do pódio esmoreceu, mas a luta pelo melhor lugar possível, esta continuou até ao fim…

Um ano de preparação

“Desde Setembro de 2023 esta participação começou a ser preparada” relatou o piloto à reportagem. “Foi pouco mais de um ano o tempo que levamos para fazer um carro diferente, onde tudo foi visto e revisto… de “a” “z”, o que permitiu que o carro estivesse bem na prova, bastante estruturado, com chassii e amortecedores irrepreensíveis… só foi pena o problema na caixa, mas isso são coisas que acontecem, fazem parte do desporto motorizado? e, mesmo com alguma frustração, acabamos por entender que, numa prova desta natureza, com inúmeras dificuldades de percurso e dureza de terreno, isso é absolutamente normal!”, confidenciou Luís Monteiro.

As preparações física e mental

Admitindo que as 24 horas TT Vila de Fronteira é uma prova “fisicamente desgastante” Monteiro realça uma  “preparação a nível do pescoço e também mental” como fundamental para que a participação seja coroada como um sucesso. “Ali, a cada instante deparamo-nos com desafios diferentes, com mais de 70 carros em prova ao mesmo tempo, em velocidades médias que são bastante consideráveis – a nossa velocidade máxima foi de 147 km/h – e estamos sempre a passar rente aos chaparros, tendo “zero” de margem de erro…  tudo isso obriga-nos a uma preparação atempada, consistente com a certeza de que estaremos a dar o nosso melhor na pista!”  confidenciou.

2025

Por fim, questionado sobre se a sétima participação nesta importante prova será já em 2025, Luís Monteiro deixou a garantia e a certeza de que “no ano que vem, lá estaremos para participar, competir e divertirmos-nos, também, pois o prazer que nos dá termos à mão o volante de uma viatura naquela pista é algo que é impossível não querer repetir”. “Quanto ao staff, patrocinadores e amigos presentes” continuou “temos de agradecer a todos os que colaboraram para estarmos presentes e aos mais de 30 amigos que se deslocaram até Fronteira para nos apoiar e incentivar… foi maravilhoso termos os nossos concidadãos lá, naqueles dias!”

Jornal Mira Online

TAGS: #reporteronline  #desporto  #Mira