16.3.2023 –
Dia 25 de março, pelas 16:00 horas, será apresentado, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, o livro “Eh pá, não sejas coca-bichinhos! – Pequeno dicionário de expressões bichosas”, da autoria de Lurdes Breda (texto) e de Tânia Clímaco (ilustração), editado pela Hora de Ler, a propósito do “Dia Internacional do Brincar” (World Play Day), celebrado em mais de 40 países, incluindo Portugal, no dia 28 de maio.
A obra, que contará com a apresentação editorial da escritora e contadora de histórias Sofia Souto Moniz, é composta por um conjunto de curtos e divertidos textos, baseados em expressões variadas e ditados populares, em cuja composição constam obrigatoriamente diferentes animais. Há o intuito de, por um lado, preservar no tempo um rico património da língua e da cultura portuguesa e de, por outro lado, sensibilizar para o conhecimento dos mais diversos habitats e para a proteção das espécies.
Todos os animais referenciados podem ser encontrados em ecossistemas de Portugal continental e insular. Já algumas das expressões que lhes estão associadas, poderão ter origem em diferentes países lusófonos e foram intencionalmente integradas no projeto de modo enriquecê-lo literária e culturalmente, cultivando diferentes valores e o respeito pela diversidade.
Brincar contribui para a diversão, a educação, a convivência e a descoberta e exploração dos sentidos. É uma das atividades mais importantes para a criança, porquanto permite-lhe tomar conhecimento, não só com o meio que a rodeia, mas igualmente com o mundo. Aprimora as suas capacidades auditivas, visuais, sensoriais e motoras, facilita, ainda, as relações sociais e interpessoais. Apura as suas capacidades intelectuais, a criatividade e a imaginação. Também é possível brincar através do livro. Quer seja enquanto objeto físico, quer seja por via daquilo que encerra.
“Eh pá, não sejas coca-bichinhos!” é, por isso, um brinquedo em forma de papel, capaz de provocar o riso, de estimular a curiosidade e a imaginação, mas também potenciador de aprendizagens variadas.
Chama a si a família, incita ao brincar, à partilha, à cumplicidade e, sobretudo, aos afetos…