No dia 11 de março abriu ao público o Espaço da Mente no Parque Biológico da Serra da Lousã.
O Espaço da Mente é um ecomuseu etnográfico com características únicas. Longe de um mero depósito de peças, que têm de falar por si.
As peças são o testemunho material que ilustram um conjunto de narrativas que vão desde o aparecimento da vida até à morte da pessoa, mostrando a evolução do homem desde o habilis ao sapiens.
É dedicado à liberdade. A primeira liberdade evocada é a liberdade de amar e a última liberdade de alma.
No intervalo apresentam-se as liberdades mais comuns: liberdade política, de pensamento, liberdade religião, etc.
O museu inclui um planetário para observação da imensidade do universo e um filme que nos leva à partícula de Deus e ao infinitamente pequeno especulando sobre a pedra filosofal.
O espaço da mente, este museu, faz parte de um Trivium que é dedicado à Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A vigilância do espaço e acompanhamento de visitas é feito por pessoas especiais, com deficiência e doença mental.
É um projeto diferenciador, de inovação social, que alia várias vertentes no domínio do conhecimento e do apoio social.
Texto informativo sobre a Fundação ADFP
A Fundação ADFP é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, sem fins lucrativos com 27 anos de existência e localizada em Miranda do Corvo.
Apoia crianças, jovens, pessoas com deficiência ou doença mental crónica, idosos e mulheres grávidas ou mães em risco, com valências e serviços sociais, saúde, desporto, cultura e turismo. Apoia regularmente 7300 utentes/clientes, dos quais 420 são residentes.
“Investimos com bondade em Pessoas”, apostando na integração dos diferentes grupos sociais, no convívio intergerações e na igualdade de género. Tem uma força de trabalho remunerado de 513 pessoas, incluindo utentes em atividades ocupacionais, formação profissional e desempregados em CEI. 43% têm deficiência/doença crónica, 18% são do quadro, alguns a desempenhar funções de topo. Incluindo voluntários sem qualquer tipo de prémio e voluntários com prémio de bolso, o número ultrapassa os 637 colaboradores regulares. O Parque Biológico da Serra da Lousã é um parque temático que integra uma quinta pedagógica com raças portuguesas, a mais completa colecção de animais selvagens autótones nacionais, um roseiral, labirinto de árvores de fruto, restaurante Museu da Chanfana, loja de artesanato e uma área museológica rural e etnográfica composta pelo ecomuseu, museu da tanoaria, museu vivo de artes e ofícios tradicionais, culminando no Espaço da Mente e Hotel Parque Serra da Lousã 4*, a inaugurar brevemente. Acima de tudo é o local de trabalho de cerca de 75 pessoas com deficiência, doença mental ou desempregados de longa duração, numa perspetiva de emprego protegido em ambiente naturalmente integrador.