20.02.2025 –
Coimbra – cidade berço de Carlos Paredes – acolheu o primeiro espetáculo comemorativo dos 100 anos do nascimento do conceituado Mestre da guitarra portuguesa. Mais de 1200 pessoas assistiram à produção multidisciplinar criada no âmbito do projeto ‘100PAREDES’ e que reuniu mais de 300 pessoas em palco. Inspirado na obra do Mestre, o espetáculo-documentário segue agora para outras localidades, nacionais e internacionais
O Grande Auditório do Convento São Francisco recebeu, no passado dia 15 de fevereiro, o primeiro espetáculo-documentário comemorativo dos 100 anos de Carlos Paredes. Casa cheia e totalmente esgotada para assistir à primeira exibição de ‘100PAREDES’, a iniciativa que homenageia o Mestre da Guitarra Portuguesa e que marca o início das celebrações do centenário do seu nascimento, pelo Município de Coimbra.
Sob a direção artística e musical de André Varandas e Bruno Costa, direção de coro e orquestra da responsabilidade do maestro Artur Pinho Maria e arranjos exclusivos de Rodrigo Morte, ‘100 PAREDES’ apresenta-se como um espetáculo multidisciplinar de cariz comunitário que reúne inúmeras artes performativas que acompanham a interpretação de temas emblemáticos do compositor pelo guitarrista português Bruno Costa. Orquestras, coros, teatro, dança e um vasto acervo documental audiovisual sobre a vida e legado de Carlos Paredes, fazem parte do espetáculo que integra ainda testemunhos de Mário Laginha, Pedro Aires Magalhães, Viriato Teles e Luísa Amaro (mulher de Carlos Paredes), entre outros. O resultado é uma experiência artística inesquecível, que homenageia, de forma singular, o mestre da guitarra portuguesa.