11.12.2023 –
No passado sábado, 10 de dezembro
Mais de uma centena e meia de pessoas fizeram questão de estar presentes no passado domingo, dia 10 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, para assistir à apresentação editorial de “Carlos Garcia: história de uma vida para memória futura”, de autoria de Maria João Espírito Santo.
Na mesa de honra, além da autora, estiveram Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Maria Teresa Paixão, bibliotecária e apresentadora da obra, Óscar Camarneiro, voluntário na Casa Acreditar de Coimbra e Carlos Garcia, biografado na publicação.
Na sua intervenção, Helena Teodósio felicitou a autora e funcionária do Município, “pela oportuna iniciativa e sua capacidade de transformar o projeto académico de Mestrado numa publicação com tanto valor para a comunidade de Cantanhede”. A autarca enalteceu o homenageado “pelo valioso exemplo cívico que legou a vários níveis, ao longo da sua vida”, saudando, igualmente, a família Garcia, “pelo nobre gesto de legar o resultado das vendas da publicação a favor de uma tão nobre causa, a Casa Acreditar de Coimbra”.
Na apresentação de Carlos Garcia: história de uma vida para memória futura, Maria Teresa Paixão, Bibliotecária no Município de Cantanhede, elogiou “a qualidade literária apresentada no livro” assim como “a rigorosa recolha de informações sobre Carlos Garcia e sua vivência”.
Por outro lado, Óscar Camarneiro deu um emotivo testemunho enquanto voluntário na Casa Acreditar de Coimbra, aproveitando a ocasião para salientar o importante papel que desempenham os voluntários, mesmo em momentos difíceis, “através de brincadeiras inventadas, trazer sorrisos e risadas junto das crianças”, não esquecendo “os gestos de conforto com os pais, ficando com os filhos enquanto estes fazem as suas pausas”. Para Óscar Camarneiro, os voluntários da Casa Acreditar de Coimbra são “um enorme suporte emocional para as crianças e jovens internados, assim como para as suas famílias, ajudando, num contexto difícil a melhorar a experiência em ambiente hospitalar”.
A sessão contou com alguns momentos musicais, nomeadamente na abertura e no encerramento da sessão, a cargo de Iara e Íris Espírito Santo, filhas da autora, que interpretaram composições, em piano e violoncelo.
Maria João Espírito Santo
Maria João Espírito Santo, residente em Cadima, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; possui uma formação no Centro de Estudos para Formação Autárquica (C.E.F.A.) e uma Pós-Graduação em Bibliotecas e Animação de Leitura, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, as duas em Coimbra.
Mestre em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2022), é aluna do 1.º Ano do Doutoramento em Ciências da Educação – especialidade em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos – na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Maria João Espírito Santo é funcionária do Município de Cantanhede, desempenhado funções na Biblioteca Municipal.
Carlos de Jesus Garcia
Carlos de Jesus Garcia nasceu em 1932, em Cantanhede, onde reside. Entre outros projetos em que está envolvido, nomeadamente o Grupo Folclórico “Os Esticadinhos” de Cantanhede e o seu Museu Etnográfico, Carlos Garcia é autor de Manta de Retalhos, livro autobiográfico (2005); de Cantanhede: Memórias para o futuro (2006); de Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede – 75 Anos ao serviço da cultura (2010), de Caminhos da vida – histórias da vida real (2013) e de Os empecilhos, sobre a Terceira Idade, recentemente apresentado.