Livro de Joana Sobral apresentado no Centro Cultural Penedo da Saudade

08.04.2025 –

“Todos são capazes” aborda a igualdade de género

Cerca de três dezenas de pessoas marcaram presença, no último sábado, 5 de abril, na apresentação editorial do livro “Todos são capazes”, de Joana Sobral. A sessão decorreu no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra, e contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e Patrícia Neves, a que coube a apresentação da obra.

Na ocasião, Pedro Cardoso felicitou a jovem autora pela sua publicação, “que nos encanta pela leveza e qualidade da escrita” e “pela oportunidade de a mesma abordar a questão da igualdade de género junto do público infantojuvenil, temática que se torna cada vez mais pertinente”.

O autarca mostrou-se, ainda, particularmente satisfeito pela oportunidade desta apresentação literária integrar a DENSO – III Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, na categoria “Terra(s)”.

Joana Sobral nasceu em Coimbra em 1981 e reside em Cantanhede. É licenciada em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra e possui o Mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A apresentação de “Todos são capazes” esteve a cargo de Patrícia Neves, criadora e mentora do Clube de Leitura Literar.te, de Cantanhede, que destacou a partir desta obra cinco características prementes das pessoas: comunicação, curiosidade, agência/resiliência, competência e trabalho em equipa.

A DENSO – III Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra é uma iniciativa organizada pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), que decorreu entre 5 de março e 6 de abril, com o objetivo de promover a riqueza cultural da região de Coimbra, através de uma exposição coletiva e de vários eventos que dão palco a artistas da região. O Município de Cantanhede participou nesta III Mostra com o brasão esculpido em pedra de Ançã e um quadro da autoria de Mário Silva.