Lisboa: Avião da Air Astana declara emergência. Dois F16 da Força Aérea acompanham aeronave

Um avião declarou este domingo, 11 de novembro, emergência e estava, por volta das 14:40, a sobrevoar uma zona próxima de Lisboa, disse à Lusa fonte oficial da NAV, responsável do controlo do tráfego aéreo, escusando-se a adiantar mais pormenores. A aeronave está a ser acompanhada pela Força Aérea e dirige-se para Sul.

O avião em dificuldades, um Embraer, descolou da pista de Alverca e deverá ter apenas seis tripulantes a bordo.

A página na internet do ‘Flight Radar’, que faz um rastreamento dos voos, identifica o voo KZR 1388, da companhia Air Astana (Cazaquistão), a vermelho.

Por volta das 14:50, o avião estava a sobrevoar a zona do Alto Alentejo e era possível ver-se que tinha uma trajetória irregular, dirigindo-se para sul.

O avião estava a fazer um circuito aéreo sobre a região para perder combustível, até ser tomada uma decisão quanto à resolução do problema.

Dois aviões F16 da Força Aérea Portuguesa descolaram entretanto da base área de Monte Real, em Leiria, para fazer o acompanhamento de um avião que declarou emergência, segundo fonte daquela estrutura militar.

Por volta das 15:00, a mesma fonte disse à Lusa que os dois F16 já estavam junto do avião a acompanhar o seu voo.

Detalha o Correio da Manhã que o aparelho ficou sem instrumentos durante o voo.

Estão a ser avaliadas várias soluções para aterrar a aeronave em segurança, entre as quais uma aterragem de emergência em Beja ou uma amaragem na zona da Comporta, sendo todavia esta uma manobra de grande perigo.

A aeronave esteve em manutenção em Alverca e levantou voo para um voo de teste, detalha o Jornal de Notícias.

Lusa