Os dirigentes cipriotas grego e turco divulgaram uma mensagem vídeo em que cada um se exprime na língua do outro, uma demonstração de unidade entre dois líderes que desejam que 2016 seja o ano da reunificação de Chipre.
Na mensagem transmitida na quinta-feira à noite na televisão e colocada no YouTube, o Presidente da República de Chipre, Nicos Anastasiades, e o dirigente cipriota turco, Mustafa Akinci, manifestam a esperança de que esteja para breve a reunificação da ilha mediterrânica dividida há 41 anos.
“Desejo que o novo ano nos permita viver como antes, em paz, num país reunificado”, declarou Anastasiades, que falou em público em língua turca pela primeira vez.
Ao seu lado, Akinci declarou em grego: “Desejo que o novo ano traga uma paz duradoura, a serenidade e a prosperidade a todos os cipriotas”.
A ilha de Chipre encontra-se dividida desde a invasão, em 1974, da sua parte norte pela Turquia, em reação a um golpe de Estado nacionalista que visava anexá-la à Grécia e que desencadeou a preocupação da minoria turcófona.
A República Turca de Chipre do Norte (RTCN), liderada por Akinci, é apenas reconhecida como Estado por Ancara.
As expectativas de alcançar um acordo de paz aumentaram desde que Nicos Anastasiades e Mustafa Akinci retomaram, em maio, as negociações de paz sob a égide da ONU, pouco depois da eleição do dirigente cipriota turco.
Todavia, ambos têm ainda de tomar decisões difíceis em vários domínios delicados que fizeram fracassar anteriores negociações de paz, como as questões territoriais, a partilha do poder e os direitos de propriedade.
As próximas rondas negociais estão agendadas para 07, 14 e 29 de janeiro, com o objetivo de alcançar um acordo “tão depressa quanto possível”.
Fontes: Diário Digital / Lusa