LEIRIA: Suspeita de Toxinfenção Hospitalar – Atualização

01.8.2023 –

“O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro e a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, informam que, nas últimas 24 horas, não foram observados mais doentes no Centro Hospitalar de Leiria, com a sintomatologia já referida nos dois comunicados anteriores (de 29 e 30 de julho).

No total, e até ao momento, identificaram-se 28 casos que tiveram sintomas, dos quais 14 recorreram aos serviços hospitalares, todos já com reversão do quadro clínico e alta.

Além das vistorias aos locais de confeção, distribuição e venda dos alimentos, que já estavam em curso, irá avançar-se com análises laboratoriais de amostras clínicas e alimentares. O denominador alimentar comum a todos os doentes foi broa, tendo sido retirados do mercado os produtos sinalizados, sem prejuízo de virem a ser identificados outros alimentos suspeitos no decurso da investigação epidemiológica.
O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro e as Unidades de Saúde Pública dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e do Pinhal Interior Norte, em colaboração com o Centro Hospitalar de Leiria e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, mantém-se a acompanhar a situação, da qual continuarão a dar nota pública.
Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro”