A modernização administrativa em curso na Câmara de Leiria prevê a receção de processos de urbanismo apenas em suporte digital, a partir do dia 1 de Abril.
A disponibilização de pagamentos por Multibanco, serviços online de consulta e submissão de requerimentos, notificação de estados de processo via SMS em tempo real, serviços de biblioteca municipal online, digitalização e disponibilização de informação do Arquivo Municipal online são outros dos serviços que vão ser criados ainda este ano.
O processo de modernização administrativa no município, investimento de 600 mil euros que foi objeto de uma comparticipação financeira na ordem do meio milhão de euros, visa desmaterializar a atividade camarária, procurando assegurar a eficiência e garantir o melhor atendimento ao público.
Este ano de 2015 principiou com a remodelação do Balcão Único de Atendimento, no qual foi, por exemplo, criada uma sala de receção e uma zona de atendimento que permite a privacidade no atendimento em alguns dos serviços.
Para o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, com este processo, vai ser possível “ter acesso a informação estatística” sobre a atividade diária municipal para que o executivo possa direcionar a gestão “no sentido de procurar uma rentabilidade máxima”.
A desmaterialização engloba todos os setores, desde a correspondência à entrega de processos de obras ou ao pagamento de taxas e licenças, sublinhou Raul Castro, acreditando que o município vai ser ainda mais eficiente.
Para já, nesta etapa de receção de processos de urbanismo apenas em suporte digital a autarquia admite que possam surgir alguns problemas para os utilizadores, uma vez que se está a implementar o processo, situação que estará completamente solucionada antes do dia 1 de Abril, com a estreia deste novo serviço.