Leiria: Câmara recebeu 49 propostas para Orçamento Participativo

A Câmara Municipal de Leiria recebeu 49 propostas no âmbito do Orçamento Participativo para 2015. O processo encontra-se agora na sua segunda fase, que consiste na análise das propostas pelos serviços municipais e na sua transformação em projetos, prazo que se encerra hoje, 31 de Agosto.

Segue-se o período de reclamação, de 01 a 08 de Setembro, a decisão sobre as reclamações até 15 de Setembro, a divulgação dos projetos para votação a 16 de Setembro e a respetiva votação que deverá realizar-se entre 16 de Setembro e 15 de Outubro.

O prazo para apresentação de propostas no âmbito do Orçamento Participativo para 2015 terminou no dia 15 de Julho.

Nessa fase foi dada a a possibilidade dos cidadãos interessados apresentarem propostas A e B.

Para o efeito, todos os cidadãos maiores de 16 anos, que residissem ou que tivessem qualquer forma de relação com o concelho de Leiria, avançaram com sugestões em formulário próprio através de correio ou do email [email protected].

A verba a disponibilizar no Orçamento de 2015 é de €246.325,16, ou seja, 1,5% das despesas de capital de 2013.

Inspirada no princípio da democracia participativa, a Carta de Princípios do Orçamento Participativo reconhece o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição de um rumo para o concelho no que diz respeito a decisões que contribuem, através da participação de todos, para a valorização de uma cidadania ativa, bem como da democracia local.

leiria