LEIRIA: Bombeiros Municipais comemoraram 122 anos a proteger as populações

Os Bombeiros Municipais de Leiria comemoraram na passada quarta-feira, dia 1 de Abril, o seu 122º aniversário com a presença de representantes do município de Leiria e de diversas entidades militares, policiais e civis convidadas para a ocasião.

Esta cerimónia contou com as intervenções do Comandante dos Bombeiros Municipais, Artur Figueiredo, do 2.º Comandante Operacional Distrital de Leiria, Luís Lopes, do Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Adelino Gomes e, do Presidente da autarquia, Raul Castro.

Para Artur Figueiredo “os Bombeiros têm hoje, mais do que nunca, um papel fundamental na cidade de Leiria, constituindo a primeira resposta a situações de emergência e socorro”, destacando ainda o bom resultado das sinergias conseguidas entre os vários corpos de bombeiros e as iniciativas que estão a decorrer para sensibilizar a população em geral e os mais jovens, em particular, para o trabalho desenvolvido pelos bombeiros.

Já Luís Silva aludiu ao facto de 2005 ter sido um ano de mudança. Este ano em que os incêndios na região foram uma autêntica catástrofe, foi o ponto de partida para hoje existirem muito melhores condições de resposta em situações extremas. “Toda a comunidade vos está grata por aquilo que fazem diariamente” referiu o 2º Comandante Operacional Distrital de Leiria.
“Este é um abnegado e dinamizador Corpo de Bombeiros que, em conjunto com as outras corporações tem congregado as sinergias para um trabalho profícuo e capaz” referiu o vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes.

Elogiando o trabalho dos Bombeiros Municipais, o Presidente da Autarquia, Raul Castro mencionou que “as distinções devem ser feitas a quem as merece. Para quem viveu ou sofreu, na pele, os efeitos de algumas situações complicadas, rapidamente percebe a justiça de as entregarmos todos os anos entre os bombeiros”.

“O investimento em valores superiores a um milhão de euros, ao longo dos anos, realizado nos Bombeiros Municipais e esta cerimónia pretendem responder justamente à necessidade de lembrar, com orgulho, o papel que vos cabe”, afirmou ainda Raul Castro.

A entrega de medalhas de assiduidade e serviços distintos a diversos elementos do corpo de Bombeiros Municipais, além de uma medalha de dedicação foi um dos momentos altos da cerimónia.

Foram agraciados com a medalha de assiduidade “Grau Ouro 20 anos”, os bombeiros de 2ª classe, Nuno Miguel de Matos Narciso e Rui Miguel Pereira Domingues, bem como o bombeiro de 3ª classe, Vasco António Ribeiro Santos. Com o “Grau Cobre 5 anos” foi distinguido o bombeiro de 3ª classe, Ivan Miguel Jesus Ferreira.

A Medalha de Serviços Distintos destinada a galardoar indivíduos e entidades, associações e corpos de bombeiros, que contribuíram com notável evidência para o engrandecimento e prestígio das instituições de socorrismo, foi também atribuída.

O “Grau Ouro” desta medalha foi entregue ao bombeiro de 1ª classe Dominiciano Marques Godinho. Com o “Grau Cobre” foram agraciados os bombeiros de 2ª classe: Humberto José Luís Morgado, Álvaro José Inácio Oliveira, Nuno Miguel de Matos Narciso e Rui Miguel Pereira Domingues. Com este grau, foram ainda agraciados os bombeiros de 3ª classe: David Rogério Silva, Rui Miguel Lopes Carnide e João Carlos Ledo Ventura Primo.