Caso chegou a ser dado como resolvido, mas medidas aplicadas em 2016 não resolveram o problema. Torneiras de água quente e várias áreas já foram fechadas.
Pouco mais de um ano depois, voltou a ser detetada legionela no Centro de Saúde de Mangualde (distrito de Viseu). O problema tinha surgido em 2016, mas há pouco tempo, depois do caso já ter sido arquivado pela Entidade Reguladora da Saúde, percebeu-se que as medidas implementadas, nomeadamente a desinfeção da água da rede, não resolveram de vez a presença da legionela.
A confirmação foi avançada à TSF pela Administração Regional de Saúde do Centro que adianta que foi no âmbito da vigilância implementada depois do primeiro caso de 2016 que “foi novamente detetada legionela ambiental na colheita efetuado a 19 de outubro”.
A Administração Regional garante que o caso não representa qualquer “risco iminente para a saúde pública” e o delegado de saúde da zona adianta à TSF que depois deste novo surgimento da legionela foram fechadas as torneiras de água quente e alguns sectores do centro de saúde.
O delegado de saúde explica que agora, uma vez que as primeiras intervenção não resolveram de vez o problema, a solução ideal será fazer obras no centro de saúde.
Para João Pedro Pimentel este centro de saúde de Mangualde tem características que levam a que apareça facilmente legionela, nomeadamente torneiras que poucas vezes são abertas, pelo que as obras numa canalização antiga serão a única solução definitiva para o problema.
TSF