25.2.2024 –
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Os Unidos celebrou, no passado dia 17 de fevereiro de 2024, trinta e cinco anos desde a sua génese.
No entanto os primórdios d’ Os Unidos remetem-nos para uma data mais antiga, um período em que um grupo de amigos e habitantes das aldeias de Carapelhos e Gândara, duas terras vizinhas que, apesar de pertencerem a concelhos e distritos diferentes sempre tiveram uma ligação umbilical muito forte. Nesta época, este grupo de amigos apelidavam-se de “Sornas Unidos”, em que “Unidos” se referia aos laços estreitos entre as duas aldeias.
No dia 20 de março 1988, os Srs.
- Manuel Augusto Ferreira Miranda
- Manuel Isaías Martins
- Manuel Ferreira da Cruz
- Fernando dos Santos Gadelho
- Carlos Manuel de Jesus Semião
- João Evangelista de Jesus Cruz
- Manuel Joaquim Almeida Simões Bento
- Firmino Gerardo Assunção Lontro
- Virgílio Simões Marques
- Alberto Gerardo Santos Baptista
- Fernando Cavaca Maranhão
- João Carlos dos Santos Gadelho
foram designados como a Comissão Executiva da nova Associação Desportiva de Carapelhos, denominada Unidos Futebol Clube. Durante os primeiros onze meses estes treze homens foram responsáveis por promover a prática desportiva em Carapelhos.
No dia 17 de fevereiro de 1989, a associação foi testemunhada e registada no Cartório Notarial de Mira pelos seguintes indivíduos:
- Firmino Gerardo Assunção Lontro
- Fernando dos Santos Conceição
- Gabriel Miranda de Pinho
- Manuel Augusto Ferreira Miranda
- Manuel Oliveira Joaquim
- João Domingues Caetano
- Fernando dos Santos Gadelho
- Manuel Isaías Martins
- João Evangelista de Jesus Cruz
- Carlos Manuel de Jesus Semião
- Manuel Joaquim Almeida Simões Bento
ficando oficialmente definida como Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Os Unidos, tal como a conhecemos nos dias de hoje.
Os anos seguintes foram anos de interregno até que nos anos 1999 e 2000 surgiu uma nova geração com vontade de reavivar a associação, liderada pelo fundador Virgílio Marques. Neste novo milénio Os Unidos, tal como todas as associações, viveram altos e baixos, tendo sido presidida desde 2002 pelos seguintes homens:
- Rui Miguel Oliveira Pinho
- Jorge Manuel de Jesus Perdigão
- Élio Tiago de Jesus Janicas
- João Pedro Santos Marques
- João André de Jesus Cruz
- Luís Filipe Santos Marques
Nos últimos 9 anos a ACRD Os Unidos tem registado o seu maior período de atividade dos seus 35 anos de história, contando já com 6 participações no Campeonato de Futsal da Liga Amadora Inatel, diversas participações em Torneios de Futsal durante o ano, realização de duas caminhadas de Natal, Xmas Run, e agora a sua primeira Gala.
Esta primeira Gala da ACRD Os Unidos foi organizada por dois motivos essenciais: celebrar os 35 anos de história da associação; homenagear os sócios fundadores com uma menção honrosa. Além disso, a Direção decidiu que nesta Gala se iriam premiar os atletas e sócios que mais se destacaram no ano anterior. Desta forma, surgiram os seguintes prémios e os respetivos premiados.
- Atleta do ano – Tiago Gomes (“Mindim”)
- Melhor marcador – Nuno Santos
- Ultra do ano – Margarida Perdigão & Carine Loureiro
- Unidosemtodoolado (foto mais votada na página do Facebook da Associação) – Margarida Perdigão
A organização da primeira Gala da ACRD Os Unidos foi um sucesso, primeiro pelo número de pessoas que aderiu ao evento, 220 pessoas estiveram presentes no Salão Polivalente de Carapelhos para comemorar o aniversário da associação e segundo porque o feedback fornecido por várias pessoas foi bastante positivo. O maior elogio que fizeram à Gala foi: “Foi a festa mais bonita que se fez em Carapelhos. Festa dos ricos e dos pobres, dos novos e dos velhos. Tudo muito bonito e a comida maravilhosa.”
No menu constava uma receção de boas-vindas com uma original tábua de entradas, uma sublime sopa de legumes, uma esplêndida bochecha braseada, acompanhada por um arroz de legumes aromatizado com açafrão e uma batata “miúda”, assada no forno e um buffet de sobremesas, tudo magnificamente cozinhado pela Cristina Tarelho e a sua equipa Maria do Carmo e Suzete Cardoso.
Informações prestadas por Luis Marques, a quem o Jornal Mira Online agradece a disponibilidade.