A Junta de Freguesia do Seixo tem efetuado, nas últimas semanas, um forte investimento nos caminhos agrícolas e florestais da freguesia, com uma intervenção em cerca de 10km e a aplicação de mais de 1000 toneladas de tout-venant.
A operação tem consistido na limpeza de bermas, abertura de caixa e aplicação de tout-venant com a devida compactação.
Esta intervenção tem como objetivo principal facilitar a circulação dos vários equipamentos agrícolas que ainda utilizam estas vias, bem como, no caso dos caminhos florestais, permitir às forças de intervenção agir com mais eficácia, maior segurança e rapidez no caso de necessidade.
Para Tiago Cruz, Presidente desta autarquia, “obviamente que é uma competência da junta requalificar os caminhos agrícolas. Já os caminhos florestais são da jurisdição do ICNF. No entanto, é público o nosso descontentamento quanto à atuação deste organismo, quer na gestão destas vias, quer na sua passividade no que toca aos operadores de madeiras e às consequências bastante negativas que estes têm provocado no nosso território. Se o ICNF não intervém, temos que intervir nós”.
O autarca sublinha ainda o facto desta requalificação (e isso tem sido já uma prática notória) permitir à população usufruir de forma segura nesta época de pandemia, destes caminhos para a realização de caminhadas e circuito de bicicletas pelo que, “nos apraz que estejam com boas condições de circulação” frisa.