Mira tem um Campeão Nacional de Pesca Embarcada de Barco Fundeado.
Foram necessários cinco anos de competições e muitas coisas deixadas para trás para que Juan Pato conseguisse atingir no passado mês de Junho, em Peniche e em Albufeira, o ansiado título nacional.
Numa competição que contou com vinte e oito concorrentes de todo o país, o atleta mirense – que compete pelo Clube Naval Povoense Casa Favaios – acabou por levar a melhor na árdua competição somente na última prova, onde conseguiu ganhar dez pontos ao concorrente que seguia em primeiro lugar!
Juan Pato assumiu à reportagem do Jornal Mira Online que se sente “bastante orgulhoso pela conquista” uma vez que esta era o grande objetivo desde quando chegou à primeira divisão nacional “há seis anos atrás!”
Agora, os objetivos estão a ser remodelados, uma vez que o patamar de exigência subiu bastante. “Meu objetivo prende-se, numa primeira fase, em conquistar um podium no Mundial que acontecerá em Outubro, em Montenegro. Mas, antes de tudo terei de conquistar um dos dois lugares que estarão disponíveis, na poule que farei em Sesimbra, ainda em Julho. Primeiro tenho de conseguir a “ida” ao mundial para, depois, sonhar em conquistar um dos três lugares mais importantes do Mundial!”
Para além disso, haverá, ainda, lugar para tentar “revalidar o título que alcancei agora” no próximo ano. Considerado pelos colegas de equipa como um atleta “que possui boa regulariadde competitiva” Juan Pato vai tentar fazer valer a velha máxima do desporto que define como principal candidato ao título… o atual campeão!
No Casal Sobreiro, na localidade de Portomar, reside o homem que dedica o título conquistado “aos patrocinadores, ao clube que represento, aos colegas de equipa, ao meu irmão, à minha esposa e aos meus dois filhos, pois sem todo este grande apoio, nada disso seria possível”. Entretanto, no mesmo lugar de Casal Sobreiro, reside a fé inabalável de um campeão que sonha com voos mais altos mesmo que sejam rente ao oceano que o circunda.
É no enorme oceano que Juan Pato passa uma parte da sua vida em treinos e competições. O amor pelo desporto que abraçou faz com que retorne tantas vezes para, ali – onde se sente como peixe na água – tentar superar os seus próprios objetivos e ampliar os seus horizontes. Isso é característica de alguns poucos: aqueles que lutam, a sério, para serem campeões…
Jornal Mira Online
Imagens: Juan Pato