A Câmara Municipal da Figueira da Foz e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) organizaram, no passado sábado, 10 de fevereiro, um dia dedicado ao projeto europeu «Diálogo Estruturado», sob o tema «Tu na Europa».
Ao longo da sessão de trabalho, os cerca de 20 participantes, entre os 16 e os 30 anos, foram chamados a refletir e a pronunciar-se sobre temas que dizem diretamente respeito a esta faixa etária, com o objetivo de potenciar o seu envolvimento nos processos de tomada de decisão, de forma a contribuírem para uma Europa mais inclusiva, segura e com melhores condições de vida para todas e todos.
A iniciativa contou com a participação da vereadora com o pelouro da Juventude, Mafalda Azenha, que dinamizou um debate com os jovens, tendo como ponto de partida os temas escolhidos e as propostas de soluções encontradas em grupo. Como combater a discriminação ou a violência contra as mulheres, como lidar com o stress e as situações de crise, como podem as escolas ajudar na integração europeia de imigrantes e que expectativas acalentam os jovens para o seu futuro foram alguns dos temas debatidos.
Para Mafalda Azenha, a sessão de trabalho «correu muito bem, porque os jovens foram muito participativos, demonstrando ter ideias concretas, mas não fechadas, sobre várias assuntos». A vereadora destaca «a abertura para dialogar» e constata, «com satisfação, que os nossos jovens pensam sobre estas questões, e estamos a falar de várias idades, de alunos do secundário até universitários e já licenciados, cidadãos jovens mas que já têm uma participação cívica ativa, em associações juvenis, juntas de freguesia, juventudes partidárias ou nas suas escolas».
As ideias e os documentos produzidos pelos jovens durante este dia de trabalho vão, juntamente com um relatório elaborado pelas facilitadoras do projeto presentes, seguir para a representação portuguesa do Conselho Nacional de Juventude que vai representar Portugal nas instituições europeias, aquando dos trabalhos de definição de políticas europeias de juventude.