João Molina é o vencedor do Prémio MUDA’2016, atribuído pela COTEC à “Melhor Tese de Inovação e Empreendedorismo”.
O antigo aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa desenvolveu uma tese de mestrado na área da engenharia mecânica, baseada num projeto de I&D sobre a retirada de ruído do interior dos aviões.
João Molina, em declarações à TSF, acredita que o que foi premiado foi a ideia desta metodologia dedicada ao conforto acústico em aeronaves comerciais. Por ser um sistema inovador que controla o ruído dentro dos aviões, o sistema permite, por exemplo, que um passageiro comunique com quem quiser e deixe de ouvir os sons ambiente existentes no aparelho, durante um voo.
A ideia da tese, foi publicada em conferências, mas o investigador ainda não foi abordado por nenhum investidor interessado em passar a ideia do papel à prática.
João Molina confirma que teve uma breve conversa com o CEO da TAP, mas até agora sem resposta e diz que é preciso mais do que a bolsa no valor de 2 mil euros para construir o 1º protótipo.
No entanto, com a vitória deste prémio, voltou a motivação para bater a portas e o jovem investigador acredita mesmo que a divulgação, da conquista deste galardão, pode potenciar interessados nomeadamente fabricantes aeronáuticos e construtoras de aviões, como a Boeing.
Para já, a vitória do MUDA 2016, dá a possibilidade a João Molina, de estar presente num evento internacional de referência na área da inovação, assim refere a COTEC que anualmente atribui este prémio a alunos de Mestrado, para a “Melhor Tese de Inovação e Empreendedorismo”.
Para o prémio foram consideradas elegíveis todas as dissertações elaboradas no âmbito da frequência de mestrados em instituições de ensino superior portuguesas e submetidas nos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015.
Fonte: TSF