Terminou o 27º Concurso para Jovens Cientistas, culminando na 13ª Mostra Nacional de Ciência, da responsabilidade da Fundação da Juventude. Esta Mostra é uma das maiores a nível Europeu, recebeu a visita Ministro da Educação e do Ministro da Ciência e do Ensino Superior. Ambos relevaram e valorizaram o potencial desta iniciativa a nível nacional, sobretudo por mostrar ao País o excelente e inovador trabalho nas áreas da ciência e investigação que alunos e professores desenvolvem nas Escolas em Portugal.
Na categoria de segundos prémios, o projecto “BEMBIBER: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias”, de Rodrigo Carvalho, foi eleito elo júri, recebeu 1000 euros e vai representar Portugal na Mostratec, no Rio Grande do Sul, no Brasil, em outubro de 2019.
Também em segundo lugar ficou o projeto “Micotoxinas: Um Macroproblema”, de Berker Santos, Pedro Cortez e Tomás Carneiro, e vão representar Portugal na final do EUCYS, em Sófia, na Bulgária;
Os primeiros lugares
João Gomes, Maria Castro e Patrícia Cruz, da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, são os vencedores da 13ª Mostra Nacional de Ciência, com um projecto sobre a produção sustentável de plásticos. O resultado nesta competição, que decorreu na Alfândega do Porto, garante um prémio de 1250 euros e uma viagem até Sófia, na Bulgária, onde representarão Portugal no Concurso da União Europeia para Jovens Cientistas -EUCYS.
O primeiro prémio foi também partilhado com outro projecto, de dois jovens da Escola Secundária Dona Maria II, de Braga, João Álvares e Ana Moreira, que apresentaram um trabalho sobre ondas gravitacionais que teve por base a análise da colisão de dois buracos negros, em 2015, e a colisão de duas estrelas de neutrões, em 2017. Ao prémio monetário de 1250 euros junta-se ainda uma viagem à Califórnia, em Maio de 2020, onde vão representar Portugal no ISEF.
Foram ainda distinguidos mais seis projectos:
Os dois terceiros lugares no valor de 750 euros cada são: Inês Lourenço, Jéssica Valente e Maria Marcelino, autoras do trabalho “Mercúrio na Ria de Aveiro: Quais os impactos e possíveis soluções?” e Carla Cunha, Maria Guimarães e Nelson Salgado, que concorreram com o projecto FIREBOT. Também eles vão representar Portugal no estrangeiro: o primeiro grupo formado pelas três alunas vai até Macau em julho de 2019, para participar no CASTIC e o segundo terá como destino a Califórnia, nos Estados Unidos, para participar no ISEF.
Na categoria de quartos prémios, ambos os vencedores têm trabalhos na área da Biologia e vão receber 600 euros cada. O primeiro grupo é formado por Ana Machado e Diana Henriques, que desenvolveram um projecto sobre a Influência das Radiofrequências em Arabidopsis Thaliana, e vao representar Portugal em Setembro de 2019 na MILSET ESI, em Abu Dhabi. O segundo grupo formado por Ana Domingues e Bernardo Pinto, trabalharam no projecto sobre a Dinâmica Populacional de uma espécie invasora no Baixo Vouga Lagunar e, em Julho de 2019, vão estar na Semana Internacional da Investigação sobre a Vida Selvagem, na Suíça.
Os dois quintos premiados são o Invisual Help, desenvolvido por Ana Duarte, Marco Monteiro e Paulo Costa e o GeoRota no Porto, um projecto de Maria Carvalho e Sara Sousa. Cada projecto vai receber 400 euros e, em Maio de 2019, o Invisual Help vai representar Portugal em Bilbau, no Certamen Zientzia Azoka
De âmbito nacional, o Concurso para Jovens Cientistas, que vai já na sua 27 edição, organizado pela Fundação da Juventude, tem vindo a promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas, incentivando o empreendedorismo qualificado e o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico. A Mostra Nacional de Ciência que vai já na 13ª edição é considerada uma das maiores a nível europeu.
A avaliação e a seleção dos trabalhos foram realizadas por um Júri coordenado pela Ciência Viva, o qual integra professores, investigadores e personalidades de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas.
Para além dos prémios principais, a Fundação da Juventude estabelece parcerias que permitem alargar o número de prémios a atribuir como seja os prémios especiais:
- Prémio Especial “Porto Editora” | 300 euros em edições Porto Editora | Vencedor: BlooDrop
- Prémio Especial “LIPOR” | 500 euros | Vencedor: Influência de três Etars na qualidade ecológica da água superficial e no seu conteúdo em bactérias
- Participação no 37º Encontro Juvenil de Ciência | Vencedor: GeoRota no Porto
- Participação no 37º Encontro Juvenil de Ciência | Vencedor: BlooDrop
- Participação na Universidade Júnior – U. Porto | Vencedor: Química da Matemática: Comemorando 150 anos da tabela periódica
- Prémio Especial Professor Coordenador do Primeiro Prémio | Bioplástico dá-te vida! 2.0 | 400 euros | Vencedor: Carlos Oliveira
- Prémio Especial Professor Coordenador do Primeiro Prémio | Ondas gravitacionais: Aplicação de Múltiplos Métodos Estatísticos e Transformada de Fourier | 400 euros | Vencedor: João Vieira
A 27ª edição do Concurso para Jovens Cientistas e a 13ª Mostra Nacional de Ciência, integram o Projeto Gera Talentos, um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, promovido pela Fundação da Juventude, que visa fomentar, reconhecer, distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens cientistas e empreendedores.
O Projeto Gera Talentos é uma iniciativa promovida pela Fundação da Juventude, financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização 2014-2020).
A 13ª Mostra Nacional de Ciência conta a coorganização da Ciência Viva e do Município do Porto, e conta ainda com a JB Fernandes Memorial Trust como mecenas, e com os apoios do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude; da Fundação Calouste Gulbenkian; da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento; da AstraZeneca; da Lipor; da Bial; da Porto Editora; da Intel; da Sumol+Compal e da Fruut, e com o P3 como media partner.