No âmbito do projeto Tardes Comunitárias
Cinquenta pessoas inscritas no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos” assistiram a uma sessão de “Contos de outro mundo” realizada na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 2 de novembro.
A iniciativa foi dinamizada por José Craveiro, um experiente contador de histórias baseadas em narrativas tradicionais que fazem parte do apreciável acervo patrimonial de que é depositário.
Natural de Tentúgal, José Craveiro cultiva um modo particular de dizer os contos, orações e cantares de outrora, passados de avós para netos, a herança que recolheu na sua região, tendo como referência os trajes, os licores e ervas medicinais, as festas e procissões e nas iguarias tradicionais.
Dos contos que partilha ressaltam vivências curiosas, ambientes singulares que despertam uma certa nostalgia de outros tempos, a partir de temas de tradição oral ouvidos e vividos em primeira-mão. Com uma experiência de mais de 40 anos a colecionar histórias, cantares, receitas e mezinhas, José Craveiro pondera a possibilidade de publicar um livro sobre esta sua paixão.
Promovido pelo Município de Cantanhede, o projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos” destina-se a motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, realizam-se ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos, ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes.