Jovens portugueses podem inscrever-se em programa de voluntariado
“Os jovens portugueses podem inscrever-se no programa de voluntariado para as Jornadas Mundiais da Juventude, em Cracóvia, através do site register.wyd.va/vol/wizard?lang=en ou do email [email protected].” – foi com esta frase que Alexandra Sychta, responsável pela organização das Jornadas Mundiais de Juventude 2016 (JMJ), encerrou ontem o evento de apresentação das Jornadas que decorreu na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
Durante a sessão, que contou com a presença de uma centena de participantes, entre diplomatas, altos dirigentes da universidade, operadores turísticos e estudantes, foram dados inúmeros esclarecimentos sobre as JMJ, nomeadamente no que se refere a locais de culto, acessos, alojamento, oferta cultural, assim como a agenda papal.
Durante o cocktail que se seguiu à apresentação Alexandra Sychta foi interpelada por vários estudantes universitários que estão interessados em voluntariar-se para apoiar este evento, tendo referido que “precisamos urgentemente de voluntários portugueses não só para nos apoiarem junto dos peregrinos de língua portuguesa mas também junto de peregrinos de outros países, já que os portugueses têm grande facilidade em falar outras línguas e em interagir com outros povos” e acrescentou “até à data já se inscreveram nas Jornadas mais de 111.000 jovens do sul da Europa (7.000 portugueses, 34.000 Espanhóis e 70.000 italianos) mas acreditamos que este número irá aumentar significativamente depois do Natal”.
A organização das JMJ estima que 2,5 milhões de peregrinos visitem a Cracóvia entre 26 e 31 de julho do próximo ano. Como este número ultrapassa em muito a capacidade de alojamento hoteleiro de Cracóvia já estão a ser preparados espaços públicos e residências particulares para acolher os visitantes.
Nos últimos dois dias o Turismo da Polónia e a Câmara de Cracóvia realizaram sessões de apresentação das JMJ no Porto e em Lisboa, tendo trocado impressões e ouvido sensibilidades de mais de duas centenas de participantes de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa.
Para mais informações sobre as JMJ e o programa de voluntariado consulte:
- Site oficial das jornadas – http://www.krakow2016.com/en/
- Site com formulário para inscrição de voluntários register.wyd.va/vol/wizard?lang=en
- Email de contacto para voluntários [email protected]
Consulte as imagens e os anexos no link http://we.tl/0I3Fx897Tk
Sobre as Jornadas Mundiais da Juventude:
As JMJ são um evento religioso que foi instituído pelo Papa João Paulo II, em 20 de dezembro de 1985. Com duração de cerca de uma semana, promovem eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens, reunindo milhões de católicos de todo o mundo.
O objetivo das jornadas é celebrar e aprender sobre a fé católica, de forma a divulgar a doutrina da Igreja e construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, compartilhando a vivência da espiritualidade.
Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos nos anos de 1984 e 1985, no Domingo de Ramos, em Roma, o Papa João Paulo II estabeleceu as JMJ como um evento anual (que passou depois a ser com intervalos de dois ou três anos) com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja.
O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa. Nos anos intercalares, as Jornadas são celebradas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses de todo o mundo.
Para cada Jornada, o Papa sugere um tema, retirado de um versículo bíblico. A Misericórdia é o tema de reflexão escolhido para as Jornadas Mundiais da Juventude 2016, tendo por base o versículo: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”: (Mateus 5:7)
A Misericórdia é também um tema querido do pontificado do Papa Francisco, cujo lema é “Miserando atque eligendo” (“Olhou-o com misericórdia e o escolheu”).
As maiores concentrações das Jornadas Mundiais de Juventude aconteceram em Manila (1995) e no Rio de Janeiro (2013), eventos em que participaram cerca de 4 milhões de pessoas.
Sobre Cracóvia:
Cracóvia está localizada no sul da Polónia, nas margens do rio Vístula. Tem cerca de 853 mil habitantes e é considerada um dos principais centros culturais e turísticos da Polónia. O centro histórico de Cracóvia foi inscrito na primeira lista do Património Mundial da UNESCO, em 1978. Na cidade encontra-se uma das mais antigas e prestigiadas universidades da Europa, a Universidade Jaguelônica, assim como o famoso Santuário da Divina Misericórdia, visitado anualmente por dois milhões de peregrinos de todo o mundo, cujo símbolo é a imagem de Jesus pintada com base nas visões da Santa Faustina Kowalska.
Cracóvia é ainda a cidade onde estudou, trabalhou e prestou serviço sacerdotal Karol Wojtyla, Papa João Paulo II. Foi desta cidade que Karol Wojtyla, sendo arcebispo de Cracóvia, partiu para o Conclave em que foi eleito Papa.