JOÃO RELVÃO CAETANO E MARGARIDA CASTEL-BRANCO MANDATÁRIOS PARA A FAMÍLIA DA COLIGAÇÃO “MAIS COIMBRA”

João Caetano e Margarida Castel-Branco são o casal indigitado por Jaime Ramos para mandatários para a Família do projeto autárquico “Mais Coimbra”.

A crise demográfica, a baixa natalidade, a perda de populaçãono concelho e na região obrigam, sublinha o líder da coligação PSD/CDS/MPT/PPM, a uma política clara de apoio à familia, especialmente aos casais jovens. Coimbra tem de ser uma cidade amiga das famílias e das crianças, e urge desenvolver ações concretas que tornem o município, também nessa área,um modelo nacional.

Jaime Ramos assume que uma equipa autárquica acaba muitas vezes sobrecarregada pelos assuntos de gestão corrente do município, fechada sobre si própria – de que a atual maioria é o melhor exemplo –, pelo que “Mais Coimbra” reconhece que a indispensável e inadiável mudança exige uma câmara alargada à participação cidadã.

Nesta ordem de razões, os mandatários que vêm sendo indicados para as diversas áreas (Cristina Ribalo Cordeiro para a Cultura, Mário Frota para os Direitos Sociais, Vítor Costa para o Movimento Associativo e Ernesto Vieira como empresario ) serão líderes de grupos de trabalho, alargados a pessoas de diferentes idades, formações académicas e ideologias, que defenderão políticas sectoriais que coloquem o município e a região num processo de desenvolvimento sustentável.

O apoio ás famílias vai ser uma prioridade autárquica, sublinha Jaime Ramos, sendo certo que a criação e emprego, com uma cidade amiga das empresas, faz parte deste objectivo degarantir um melhor futuro aos jovens, permitindo-lhes a sua fixação profissional.
Os setores da educação, com um projecto educativo concelhio desenvolvido com as associações de pais, e a melhoria de infraestruturas como parques infantis, serão, naturalmente,uma prioridade nesta política de apoio às famílias.

Será ainda dada, atendidas as suas particularidades e necessidades específicas, uma atenção especial às famílias numerosas e às monoparentais. Mas também os casais com dificuldades económicas, ou em situação de desemprego,devem beneficiar de intervenções específicas por parte da câmara e dos órgãos da administração central/governo.

João Carlos Relvão Caetano, 47 anos, licenciado em Direito, doutor em Ciência Política, professor na Universidade Aberta (de que é Pró-Reitor para o Desenvolvimento Institucional e Assuntos Jurídicos), é casado com Maria Margarida Castel-Branco Caetano, de 43 anos, licenciada em Ciências Farmacêuticas e doutora em Farmácia/Farmacologia, professora na faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, e têm três filhos.