JOÃO QUEIROZ É O NOVO DIRECTOR-GERAL DO ENSINO SUPERIOR

O professor catedrático João António de Sampaio Rodrigues Queiroz é o novo diretor geral do Ensino Superior, depois de o anterior titular do cargo, Vítor Magriço, ter apresentado a demissão ao ministro da Educação, Nuno Crato.

“O professor João Queiroz é licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, mestre em Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Química pela Universidade da Beira Interior. Foi nomeado em comissão de serviço e pelo período de cinco anos, nos termos do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Central, Regional e Local do Estado”, lê-se num comunicado divulgado hoje pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

De acordo com o MEC, a nomeação de João Queiroz produz efeitos a 21 de Novembro.

O novo director-geral substitui no cargo Vítor Magriço, que há alguns meses apresentou a demissão “por motivos pessoais”, tendo a tutela pedido que a saída apenas se efetivasse depois de concluídos os concursos de acesso ao ensino superior.

Vítor Magriço saiu no final de Outubro, e o cargo tem sido desde então ocupado pelo subdiretor Afonso Costa.

A saída de Vítor Magriço foi a terceira mudança nos últimos meses nas direções-gerais do MEC.

Depois dos problemas provocados pelos erros nas fórmulas de cálculo da Bolsa de Contratação de Escola (BCE), que originou erros e dificuldades na colocação de professores, o diretor-geral da Administração Escolar, Mário Agostinho Pereira, apresentou a demissão a Nuno Crato, no dia em que o ministro foi ao parlamento pedir desculpa aos deputados e ao país pelas complicações no arranque do ano letivo.

O director-geral de Educação Fernando Egídio Reis foi chamado a substituir João Grancho no cargo de secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, depois da divulgação de notícias sobre trabalhos académicos alegadamente plagiados por Grancho durante uma participação num seminário em Espanha, ainda quando este era presidente da Associação Nacional de Professores.

Fonte: http://www.ionline.pt