João Morgado foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural*, oficializada pela República Federativa do Brasil.
A insígnia, recebida em São Paulo, Brasil, dia 13 de Junho, visou distinguir o seu trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral, editada nos livros “VERA CRUZ” e também “ÍNDIAS”, assim como nos livros infantis e juvenis publicados sobre o navegador, “Cabralito” e “Cabral – O Gigante dos mares”, considerados de enorme potêncial pedagógico. “Cabralito” vai mesmo ser editado no Brasil, as outras obras estão em estudo por editoras locais.
A Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural foi instruída pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística e oficializada pela portaria nrº 153, de 4 de Junho de 1965, do Ministério da Educação e Cultura do Governo da República Federativa do Brasil.
Referência ainda para o facto do livro VERA CRUZ ter recebido a Medalha do Mérito Literário da “Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral”, Instituída pela Sociedade Brasileira de Heráldica e oficializada através do Decreto 49.579 de 7 de Maio de 1968 pelo Governo do Estado de São Paulo, Brasil.
VERA CRUZ é um romance biográfico sobre a vida de Pedro Álvares Cabral, editado pelo Clube de Autor em 2015.
“Queremos premiar a qualidade inegável da obra e a importância da mesma no resgatar da vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral. “Vera Cruz” lança uma inovadora visão sobre os mistérios da sua chegada a terras da Vera Cruz. É uma obra crucial para a história de Portugal e Brasil”, referiu o chanceler-mor da Ordem, Dom Gualdino Cocchiaro.
Estas mesmas obras, valeram ainda ao autor o Troféu Camões 2017, entregue no passado dia 16, sexta-feira, na Gala Internacional Luso Brasileira, que decorreu conjuntamente em Castelo Branco, Portugal e Maceió, Brasil. João Morgado recebeu o prémio numa gala nos claustros da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, cerimónia que teve a presença da brasileira TV Record.
FESTA LUSÓFONA NA SUÍÇA
Dia 17 e 18, João Morgado rumou à Suíça para participar na FEIRA DO LIVRO E FESTA LUSÓFONA – LAÇOS 2017 uma organização da Association Culturelle Luso-Suisse LAÇOS.
Esta feira cultural, que reuniu escritores, músicos, estilistas e pintores, teve como temática central “Camões, nossa Língua e Cultura”, o autor apresentou a sua obra, sobretudo os romances. Este evento reuniu a comunidade lusófona de Genebra e associações portuguesas espalhadas pela Suíça. Contou ainda com algumas individualidades, como o Cônsul de Portugal, Dr Miguel de Calheiros Velozo e o presidente das Comunidades Portuguesas na Europa, Dr. Alfredo Stoffel.