As “boas relações institucionais com os Bombeiros suíços” fizeram da chegada de 3 carros – um deles com uma escada que pode chegar aos 50 metros de altura – mais um “enorme motivo de orgulho” para uma corporação que não perde de vista o bem estar comum das populações mirenses e de concelhos limítrofes.
O Jornal Mira Online conversou com o Segundo Comandante dos BVM, João Maduro e ouviu de viva voz algumas palavras sobre as novas meninas dos olhos da corporação.
Confirmando estar, “como estão todos, aqui” bastante feliz pela apresentação de uma viatura que transporta uma auto escada que deixa muitos e muitos corpos de bombeiros de Portugal com enorme vontade de possuir algo similar, João Maduro diz que “esperando nunca necessitar de uma utilização em tempo real” de tal equipamento, “se ele salvar uma só vida que seja, já estará a ser dado por muito bem empregue, todos os esforços realizados para que ele estivesse nas nossas mãos”.
Não sendo um, mas sim três, os veículos recém chegados ao parque de reparações do quartel dos BVM, estes estão a ser tratados, “um a um e dentro das possibilidades” de Filipe Canudo, a quem Maduro chama de “verdadeiro McGyver” – obviamente, devido às suas capacidades de utilização de conhecimentos técnicos em prol da instituição. “Devido aos serviços que vão aparecendo, o Filipe vai procurando encontrar tempo para que estas viaturas estejam todas totalmente operacionalizadas o quanto antes, passando pelas mais diversas fases como a manutenção propriamente dita, a lubrificação, dentre outras”.
Quanto à auto escada, está vocacionada para “diversas valências” não se limitando a salvamentos em incêndios em edifícios verticais ou florestais e é um “material relativamente novo”, ao qual os Bombeiros suíços já não fariam mais uso devido aos avanços tecnológicos e ao tipo de intervenção praticada pelas corporações daquele país. Desta forma, é fácil perceber a pronta intervenção para que o equipamento viesse para Portugal tendo como destino final… Mira.
João Maduro deixa bastante claro, por fim, que “sempre que possível e, fruto das nossas boas relações” os Bombeiros de Mira estarão atentos, não descartando novas aquisições que venham, antes de tudo, “ser úteis no desenvolvimento dos nossos serviços” pois “vivemos numa sociedade em constantes mudanças… cada vez mais velozes” que exigem dos elementos decisores daquela corporação, um olhar atento e atempado.
Jornal Mira Online
Imagem: BVM