João Facão: “Domingo, queremos acabar bem este longo campeonato”

13.6.2023 –

Visivelmente incomodado com “um campeonato tão longo, que gera tantos contratempos”, o treinador da equipa do Touring promete “tudo fazer para dar uma última algeria à malta da Praia nesta época!”

“Estava tudo a trabalhar”. Foi desta maneira que João Facão explicou o facto de ter ido a Brasfemes com apenas um jogador no banco, no passado domingo.

Talvez por isso, por falta de opções, “sem nunca querer tirar o mérito da vitória do Brasfemes”Facão consiga explicar o que correu mal na derrota por 2-0“Com tantas faltas, tivemos de jogar “ao modo do Touring,” ou seja, na raça, no amor à camisola. Mas, isso acarretou problemas suplementares, como o cansaço dos que estiveram em campo”e 

Os golos, estes, surgiram “de contra-ataques, por perdas de bolas nossas” e só aconteceram a partir de uma hora de jogo. Ou seja, quando faltaram pernas… “Coloquei o Cavaleiro no lugar do Brunito, que já não podia mais, devido aos problemas físicos que são conhecidos e até chegamos a criar oportunidades de golo, mesmo a jogar com dez, após a saída do Vitinho, que tinha muitas cãimbras… mas, o segundo golo do Brasfemes, anotado por volta dos oitenta minutos, acabou por ditar o resultado final”.

Confessando-se “tranquilo” com o retorno de alguns jogadores que não puderam estar em campo na jornada anterior,  João Facão deixa a certeza que a – ansiada – despedida do campeonato, frente ao Cova Gala, será jogada de forma diferente, “com o Touring a fazer tudo por tudo, com mais opções, para vencer e convencer!”

Por último, João Facão tornou-se em mais uma voz que a reportagem do Jornal Mira Online tem ouvido de quase todas as equipas, tanto na fase de apuramento do campeão, como da Taça de Encerramento.

É quase unânime que “a Associação de Futebol de Coimbra tem de rever o calendário na próxima época. Já terminaram os Campeonatos pelo país e pela Europa fora, a Taça de Portugal, os play-offs, a Liga Europa, a Liga Conferência, a Champions e nós estamos, ainda a chegar à última jornada de um Campeonato Distrital! Como é possível que um Campeonato ainda tenha, numa segunda fase, mais… 14 jogos? Isso é algo impensável e merece uma reflexão profunda da Associação e dos clubes! Os jogadores não treinam como os profissionais e têm de jogar tantos jogos como eles…”

Quanto ao jogo em si, no domingo, o Touring formou com: RICARDÃO, MIGUEL, GALANTE, BRUNO SILVA, ABRANTES, MAGUETA, DANILO, LUÍS RODRIGUES, VITINHO, CLÁUDIO E GUI. Jogou, ainda, CAVALEIRO.

Ao intervalo, o resultado era nulo.

Jornal Mira Online