João Almeida vence 16.ª etapa do Giro e sobe ao segundo lugar da classificação

23.5.2023 –

Foi a primeira vitória do ciclista português numa etapa de uma Grande Volta, João Almeida cortou a meta à frente do britânico Geraint Thomas, que é o novo camisola rosa.

João Almeida venceu esta terça-feira a 16.ª etapa do Giro. O ciclista português chegou à meta na companhia de Geraint Thomas e ganhou tempo a Primoz Roglic, subindo ao segundo lugar da geral.

O ciclista português impôs-se a Thomas no final dos 203 quilómetros entre Sabbio Chiese e Monte Bondone, com os dois a cortarem a meta após 5:53.27 horas. O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) foi o terceiro, a 25 segundos.

Nas contas da geral, o português, que já liderava a juventude, subiu a segundo, a 18 segundos do britânico da INEOS, que recuperou a camisola rosa, enquanto Roglic é terceiro, a 29.

O ciclista britânico Geraint Thomas, 1º na geral, e João Almeida disputaram entre si uma das etapas mais determinantes desta 106.ª edição do Giro, aproveitando também para distanciar o outro grande candidato, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), terceiro na geral a 29 segundos.

Foi a primeira vitória do ciclista português numa etapa de uma Grande Volta.

O ciclista português inscreveu o seu nome no quadro de honra português da ‘corsa rosa’, ao tornar-se no terceiro ciclista nacional a ganhar, num total de sete tiradas conquistadas.

João Almeida sucede a Ruben Guerreiro, que tinha vencido a nona etapa numa edição de 2020. Antes, só Acácio da Silva tinha conseguido vencer em terras transalpinas, com a segunda parte da oitava tirada de 1985, em Matera, e, depois, a 10.ª etapa dessa mesma edição, na chegada a Paola.

No ano seguinte, em 1986, venceu a nona etapa, em Rieti, e a 21.ª, em Bolzano, e ‘fechou’ a conta pessoal no Monte Etna, em 1989.

Hoje, João Almeida escreveu nova ‘página dourada’ do ciclismo português.

SIC Notícias

Imagem: Sapo Desporto