A vida foi toda a trabalhar com relógios mas, o hobby também lhe toma tempo há mais de cinco décadas…
Ali, logo à entrada do Concelho de Mira (ou, à saída, dependendo do sentido em que se segue…) está a pacata aldeia da Ermida, apesar de uma parte dela estar à beira da sempre movimentada N109. E, é mesmo ali, que a reportagem do Jornal Mira Online foi conhecer um verdadeiro museu particular de garrafas em miniaturas.
João Almeida, o propritário dessa incrível coleção, é um homem simpático e afável. Por isso, abriu as portas do seu mundo em miniatura com natural orgulho na sua coleção que circula, algures “entre as três mil e quinhentas e as quatro mil garrafinhas”.
O acervo é variadíssimo: desde garrafas com imagens de jogadores de futebol até whiskies, encontra-se de tudo um pouco. Uma verdadeira preciosidade para quem aprecia uma arte feita em rótulos que, tantas e tantas vezes, nós, comuns mortais, não damos atenção!
Tudo terá começado “em 1968, quando o meu irmão trouxe-me da Venezuela, uma garrafinha de Whisky, de prenda”. De lá para cá, a paixão cresceu em conjunto com a coleção, até chegar ao ponto de “ainda hoje ter comprado algumas na Feira das Velharias”, garantiu, a sorrir.
Paixão patilhada com a esposa – também ela continua a incluir bastantes peças na coleção – João Almeida tem ali, naquele pequeno espaço da casa, onde está o seu bar, um cantinho para receber os amigos “com uns enchidos e uns queijinhos” sempre bem regados com vinhos e licores por ele produzidos.
É ali que passa uma parte do seu tempo “sempre em boa companhia” e, naturalmente, a pensar onde adquirir mais miniaturas para a sua coleção porque, para ele, “pode parecer que não há mais espaço aqui, mas cabem muitas garrafas mais e, quando não couberem… aí, criaremos mais lugares!”
Jornal Mira Online