Jesus lançou jokers mas foi Bas Dost quem fez póquer

Avançado holandês esteve em grande e foi um autêntico pesadelo para Cláudio Ramos. Sporting passa com distinção teste em Tondela.

O Tondela foi, este sábado, visitado e derrotado pelo Sporting (1-4), num jogo relativo à 24.ª jornada da I Liga. Os comandados de Jorge Jesus contaram com a noite inspirada de Bas Dost, que fez quatro golos, mas também com a irreverência da surpresa… Podence.

Perante as ausências forçadas de Bruno César (lesão) e de Alan Ruiz (castigado), Jorge Jesus lançou em jogo os jovens Daniel Podence e Matheus Pereira.

A dupla respondeu da melhor forma, com Podence a ganhar maior destaque pela forma como assumiu a manobra ofensiva do Sporting.

Ora fletindo para a direita, ora aparecendo na esquerda, o jovem que, na primeira metade da época, rodou no Moreirense, deixou a defensiva do Tondela confusa com a movimentação apresentada.

Foi mesmo através do jovem de 21 anos que surgiu o primeiro golo do encontro. Podence apareceu na ala esquerda cruzou para o meio, onde estava Bas Dost (quem mais?) que só teve de encostar (33′).

O golo acabou por dar alguma justiça à forma como o jogo estava a correr, pela forma pouco eficiente do Tondela em ameaçar Rui Patrício. O final da primeira parte chegou e o Sporting justificava assim a vantagem levada para os balneários.

A segunda parte começou da melhor forma: com golos. O primeiro do Tondela. A jogada da equipa beirã apanhou de surpresa a defensiva dos leões que viram assim Murillo (53′) responder da melhor maneira a um cruzamento de Pedro Nuno.

No entanto, e ainda quando alguns adeptos do Tondela festejavam o empate, Bas Dost apareceu… e novo golo no jogo (55′). O avançado holandês sentou um, sentou dois… e marcou o 20.º golo na I Liga, recolocando a formação leonina novamente na frente do marcador.

Mas quem pensava que o holandês ficava por aqui, eis que surge o terceiro tento que completava o hat-trick de Bas Dost (71′). Através da marcação de uma grande penalidade, num lance onde alegadamente Kaká derruba Gelson, o internacional holandês não vacilou e assinou o primeiro hat-trick ao serviço do Sporting.

A noite estava a ser de sonho e só faltava mais uma coisa ao avançado de 27 anos. Sim, isso mesmo, o póquer. O Sporting beneficiou de novo penálti e lá foi Bas Dost fazer mais um golo (78′). Desta feita, Cláudio Ramos adivinhou o lado para o qual Bas Dost rematou mas nem assim evitou o quarto golo. Sporting em larga vantagem e o Tondela afundado pelo suspeito (ou leão) do costume: Bas Dost

O insólito viria mesmo a acontecer sendo uma terceira grande penalidade assinalada. Geraldes entra na grande área e é travado em falta por Kaká. No terceiro mano-a-mano com Cláudio Ramos, Bas Dost falhou aquele que poderia ter sido o golo que completava a sua manita.

Momento do jogo: Bas Dost nem deixou o Tondela saborear o empate. O avançado holandês, de facto, justifica os 10 milhões de euros investidos no início da temporada pelo Sporting. O Tondela tinha acabado de repor o empate, mas o internacional holandês nem deixou passar dois minutos para fazer novo golo. O holandês é mesmo um matador no seu estado mais puro. Quatro golos esta noite, 22 na I Liga e 24 em todas as competição. Bravo Bas Dost.

 

Fonte: Notícias ao minuto