A Quinta da Lagoa, em Mira, acolhe no dia 07 de abril o jantar solidário “Por ti, Gândara”, evento destinado a recolher fundos para os Bombeiros Voluntários de Mira, foi hoje anunciado em Coimbra.
A iniciativa é promovida por elementos da Escola de Hotelaria e de Turismo de Coimbra (EHTC) e “surge na sequência dos incêndios de 15 de outubro [de 2017] que fustigaram o concelho de Mira.
“O que vimos nesse dia agitou-nos o coração e levou-nos a agir”, disse à Lusa Dora Caetano, coordenadora na EHTC e natural do concelho de Mira. Envolvidos na organização do evento estão ainda os chefs de cozinha Paulo Paiva e Luís Lavrador, todos nascidos em Mira.
O evento decorrerá em instalações cedidas graciosamente pelo proprietário da Quinta da Lagoa, um estabelecimento hoteleiro situado à entrada da Praia de Mira. As refeições para 400 convidados serão confecionadas pelos chefs, usando alimentos oferecidos por diversos empresários de Mira, e servidas por alunos da EHTC.
O jantar terá uma componente cultural, com a atuação do cantor nacional Miguel Araújo, das cantoras locais Mariana Oliveira e Ana Ferreira, e do grupo coral LeGatto. Antes do jantar decorrerá um ‘workshop’ de gastronomia a cargo da EHTC.
O preço do bilhete, cujo valor reverte na íntegra para os Bombeiros Voluntários de Mira, é de 20 euros. A logística do evento será suportada pela autarquia de Mira.
“Esta é uma iniciativa solidária que honra o concelho e os seus habitantes. Naturalmente tínhamos de estar associados a um evento com estes objetivos, que reúne alguns dos filhos mais ilustres do concelho”, disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.
Mais de 70 por cento da área total do concelho de Mira foi afetada pelos incêndios de 15 de outubro de 2017, que destruíram 14 fábricas, dezenas de complexos agrícolas e habitações, provocando mais de 30 milhões de euros de prejuízos.